sexta-feira, 5 de outubro de 2007

STF acertou. Agora é financiamento público para as campanhas

O vice-líder do governo na Câmara, o deputado Henrique Fontana (PT-RS), disse concordar com a decisão do STF e que agora é a hora do financiamento público de campanha.

E você, o que acha?

Íntegra de entrtevista concedida pelo deputado ao site Conversa Afiada.

Para Henrique Fontana, a decisão do STF foi prudente e positiva para o país. O deputado disse que defender fidelidade partidária é algo muito importante para a democracia brasileira.

Henrique Fontana disse que a decisão do STF fortalece todos os partidos, pequenos e grandes. Segundo ele, a fidelidade partidária garante a vontade do eleitor.

Fontana disse que não se poderia punir com perda de mandato os parlamentares que já trocaram de partido. Segundo ele, a retroatividade colocaria o país numa crise institucional.

O deputado Henrique Fontana acha que essa decisão do STF vai qualificar as próximas eleições. Ele disse que o tema mais importante para mudar a cultura política brasileira é a adoção do financiamento público de campanha.

Segundo Fontana o financiamento público de campanha, com limite de gastos, tornam iguais as condições dos candidatos que concorrem à mesma função. Ele disse que já há um projeto na Câmara que prevê o financiamento público de campanha.

Fontana disse que se dependesse de sua escolha, o financiamento público de campanha entraria na pauta logo depois da discussão da CPMF. Ele disse que a reforma política tem que ser discutida a partir de pontos objetivos.

Para Henrique Fontana, com o financiamento público de campanha, os grandes grupos econômicos perdem o poder de interferir diretamente na democracia, porque não teria mais como “comprar” relações privilegiadas. O deputada acha que o sistema brasileiro hoje é injusto e imoral “porque define como legal o abuso do poder econômico”.



Nenhum comentário: