quinta-feira, 18 de outubro de 2007

UFRJ adere ao REUNI

A UFRJ aprovou hoje seu projeto de ingresso no REUNI. A sessão foi bastante tumultuada.


Tá aí a matéria do site da UFRJ.

CONSUNI APROVA PRE/UFRJ


Em sessão extraordinária, realizada na manhã desta quinta-feira (18), no auditório do Centro de Tecnologia (CT), o Conselho Universitário (Consuni) aprovou o Programa de Reestruturação e Expansão da UFRJ (PRE/UFRJ). O documento, amplamente discutido pela comunidade universitária nos últimos meses, será encaminhado ao Ministério da Educação para concorrer às verbas previstas no Programa de Apoio a Planos de Reestruturação e Expansão das Universidades Federais (Reuni).

Estudantes, vinculados a diversas correntes políticas do movimento estudantil, compareceram, em massa, à plenária. Alguns alunos, integrantes da Coordenação Nacional de Lutas dos Estudantes (Conlute), tentaram impedir que o Consuni deliberasse sobre a matéria. Eles interromperam, com encenações teatrais e gritos de guerra, as explanações dos conselheiros e invadiram o palco do auditório, no qual estavam os membros da reitoria. Houve embates corporais entre esses discentes e representantes da União Nacional dos Estudantes (Une), presentes ao encontro para manifestarem apoio ao PRE/UFRJ.

Por conta do tumulto, o reitor Aloísio Teixeira suspendeu as inscrições para o debate e antecipou a deliberação. Como a maior parte dos conselheiros votou favoravelmente à resolução do PRE/UFRJ, Aloísio declarou aprovado o documento.

Reitoria ocupada


Inconformados com a decisão do colegiado máximo da universidade, os estudantes ligados à Conlute ocuparam o hall do salão nobre da reitoria. Apoiados pela Seção Sindical dos Docentes da UFRJ (Adufrj) e por segmentos universitários de outras Instituições de Ensino Superior, como a Universidade Federal Fluminense (UFF), por exemplo, eles contestam a legitimidade do processo de votação.


De acordo com os manifestantes, os representantes dos alunos no Consuni não puderam votar, o que compromete a validade da aprovação do PRE/UFRJ. Alojados no hall no prédio da reitoria, os ocupantes reivindicam uma assembléia com os membros da administração central da universidade.



Esse pessoal da esquerdóide sempre que perde alguma votação fica com raivinha...


Sei não, hein...

Nenhum comentário: