terça-feira, 6 de novembro de 2007

Congresso de Reconstrução da UNE vira documentário.

O congresso da UNE de 1979 virou documentário. Os filmes são de Silvio Tendler, diretor de documentários como Jango, Os anos JK e Encontro com Milton Santos ou: O Mundo Global Visto do Lado de Cá. Serão exibidos amanhã dia 07 de novembro.


Ou Ficar a Pátria Livre ou Morrer Pelo Brasil e O Afeto que se encerra em nosso peito juvenil, foram realizados por Tendler para o projeto Memórias do Movimento Estudantil, cujo objetivo é reunir informações sobre momentos marcantes da historia brasileira e destacar a importância da participação de estudantes no país.

Em 1979, Luiz Fernandes, então diretor da UNE, era aluno de Silvio Tendler e o comunicou sobre o congresso que iria acontecer em Salvador e reorganizaria a UNE nacionalmente. Tendler viajou e registrou o encontro histórico, que só viria a público 28 anos depois.

As 300 horas de depoimentos e imagens foram editadas, resultando em dois documentários, com 50 minutos cada, onde o diretor destrincha aspectos políticos e culturais do movimento estudantil dos anos 70.


Sempre é bom ver a Historia da UNE sendo contada por outros agentes em vez das elites brasileiras. Espero que esses documentários cheguem logo por aqui...

Um comentário:

negoailso disse...

ei rapá, massa o espaço. parabéns aí, tudo de bom meu camarada.

[é o cesar, do contato]