sexta-feira, 30 de novembro de 2007

Dia 29 - contra a violencia no campo e a impunidade.

Ontem dia 29 de novembro foi o Dia Estadual de Luta Contra a Violência no Campo e a Impunidade. Os movimentos de luta pela terra realizaram uma manifestação na Praça Deodoro no Centro de Maceió, em conjunto com o movimento sindical e estudantil.



Abaixo a íntegra do manifesto dos movimentos do campo.


Em Alagoas, cuja economia é sucularmente centrada na lavoura açucareira, os trabalhadores rurais estão submetidos a todo tipo de exploração e humilhação. São péssimas as condições de trabalho, de transporte, de moradia e alimentação. Os trabalhadores da cana-de-açucar envelhecem e morrem mais cedo, enquanto os usineiros gozam de incentivos oficiais e acumulam milhões.

Esse ambiente de máxima exploração do trabalhador rural se combina com a impunidade dos latifundiários que se sentem à vontade para matar trabalhadores sem-terra, como aconteceu no dia 29 de novembro de 2005, quando Jaelson Melquíades, da direção do MST, foi assassinado com cinco tiros por dois pistoleiros em um assentamento na cidade de Atalaia, até hoje a polícia não prendeu os culpados.

Hoje fazem dois anos da morte de Jaelson!

Em defesa da reforma agrária e vida digna no campo e na cidade!

MLST, CPT, MST, MTL, MMC, PJMP


* A manifestação contou com as presenças da CUT, Sinteal, Sindprev, Sindapen, UMESE, UNE e Sindpol

Nenhum comentário: