quarta-feira, 24 de junho de 2009

Sobre o CECA / UFAL

Maurício Dacal*


Os Técnico-Administrativos, Docentes e Discentes do Centro de Ciências Agrárias da Universidade Federal de Alagoas (CECA-UFAL) já estão em ritmo de campanha em prol da reeleição do Prof. Dr. PAULO VANDERLEI FERREIRA para Diretor daquela Unidade Acadêmica, tendo como Vice-Diretor o Prof. Dr. GAUS SILVESTRE DE ANDRADE LIMA, atualmente Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Agronomia: Produção Vegetal do CECA-UFAL. Na visão dos três segmentos, o atual Diretor do CECA, Dr. Paulo Vanderlei Ferreira, vem fazendo uma administração com inovação, flexibilidade, criatividade, motivação e determinação, transformando o CECA em uma Unidade Acadêmica diferenciada das gestões anteriores.

Os Técnico-Administrativos do CECA foram incentivados a se qualificar. Vários cursaram e/ou estão cursando cursos de graduação e pós-graduação na UFAL e em outras Universidades Federais do país. Esta ação vem melhorando a auto-estima dos trabalhadores e melhorando os seus conhecimentos, contribuindo, assim, com a transformação do CECA.



Sabemos das dificuldades que o Diretor do CECA enfrenta diante do orçamento repassado pela administração superior, que não dá para cobrir as despesas, pois o CECA é uma Unidade Acadêmica diferenciada perante todas as outras Unidades Acadêmicas da UFAL. Mas, com sua ousadia e maneira de administrar, e contando com o apoio dos pesquisadores do CECA (Docentes e Técnico-Administrativos), através da aprovação de projetos, vem conseguindo desenvolver o CECA. Hoje o CECA se encontra com todas as salas de aula climatizadas, e com as cadeiras estofadas, quadro branco e retroprojetor; laboratórios de ponta; dois cursos de graduação (Agronomia e Zootecnia) e dois cursos de pós-graduação Stricto Sensu (Mestrado em Agronomia e em Zootecnia) e um curso de pós-graduação Lato Sensu (Especialização em Proteção de Plantas); 95% do corpo docente com pós-graduação (67,2% de Doutores, muito acima da média da UFAL, e 27,9% de Mestres).

Para que o CECA dê um salto maior de qualidade e que tenha um crescimento na produção científica é necessário que aumente o seu orçamento, realize concurso público para Técnico-Administrativos e Docentes, criem novos cursos de graduação e de pós-graduação, aumente a oferta de vagas para alunos, reforme e amplie o restaurante atual, construa uma nova Biblioteca Setorial e um bloco de salas de aula, e aumente a sua frota de veículos (ônibus, principalmente) e tratores agrícolas. Para que tudo isto aconteça é necessário que a administração da Universidade Federal de Alagoas juntamente com o Ministério da Educação transforme o CECA em uma Universidade Federal Rural de Alagoas. Pois, com toda a certeza, seria a realização do sonho do Diretor do CECA, Prof. Dr. Paulo Vanderlei Ferreira e da grande maioria da comunidade universitária daquela Unidade Acadêmica (Docentes, Técnico-Administrativos e Discentes), sem falar que o Estado de Alagoas necessita de mais Universidades Federais para concorrer com as tantas Faculdades particulares que dominam hoje o nosso estado. Também acredito que se a Universidade “VIVA” não apoiar esse projeto, a futura gestão o fará, porque esse sonho, que hoje se transforma em projeto, já conta com o apoio de políticos importante do Estado de Alagoas e de outros estados brasileiros. Sem duvida, será tão importante para o Estado de Alagoas contar com uma Universidade Federal Rural no seu território, pois se trata de um estado essencialmente agropecuário, quanto à interiorização feita pela UFAL criando novos campi universitários (agreste e sertão). A comunidade universitária do CECA-UFAL espera ansiosa contar com o apoio de toda sociedade ALGOANA!



*Mauricio Dacal
Técnico em Taxidermia - CECA/UFAL
É Membro do Conselho Político do SINTUFAL
Associado da ATUFAL

Nenhum comentário: