terça-feira, 11 de agosto de 2009

Dia do/a estudante

Hoje, 11 de agosto é o dia do estudante. No dia do estudante não se pode deixar de falar da UNE e da educação em nosso país. Há muito a educação é tema de fervorosos debates e tema central de governos, seja pra avançar nos investimentos e melhorias, seja para jogá-la ao léu...

Farei uma tentativa de falar um pouco dos dois aqui nessa postagem.




Primeiro gostaria de ressaltar como a educação no Brasil vem melhorando. Inúmeros são so programas federais nessa área. PROUNI, REUNI e FUNDEB são os princiais.

É claro que ainda há muito por fazer. Ainda não temos, por exemplo, uma educação de caráter emancipador e que realmente prepares as pessoas para a vida. A lógica do ensino para vestibular e concurso é muito forte.

Esse debate ganha força no último período com as Conferências de Educação e a do ensino superior, esta em curso. O Estado brasileiro discutindo com os setores organizados da sociedade uma nova concepção de educação para o Brasil.

Talvez ainda não nos demos conta da importância dessas Conferências, mas no futuro teremos a dimensão exata do avanço que daremos.

Sobre a UNE, esta em evidência na mídia nos últimos dias pela criminalização promovida pelos meio de comunicação, esta vive um momento importante de sua História. Após formular junto com Diretórios e Centros Acadêmicos de todo o país seu projeto de Reforma Universitária (Lei 5175/09), vive agora a luta pela sua aprovação no Congresso Nacional. A Conferência será um importante espaço para o convencimento de amplos setores da sociedade deste projeto.

Muito tem se falado que a UNE não faz mais luta em defesa dos estudantes. Isto não passa de falácia da diereita e da ultra-esquerda que faz seu jogo.

A UNE que surge no primeiro governo de Getúlio, luta pelo monopólio do Petróleo, contra a ditadura e redemocratização do país e agora na luta por mais democracia nas Universidades, mias verbas para assitência estudantil. Colocou na pauta dos/as estudantes a Reforma Política, Reforma Universitária entre tantas outras lutas importantes para o nosos povo.

A UNE não existe para ser oposição a governos. Ela será se assim achar necessário.

Como fazer oposição a um governo que mais investe em educação na História do Brasil?

É claro que a UNE tem críticas ao governo federal na política educacional por este implantada, mas nada que faça a União Nacional dos Estudantes ser da oposição.

Sem mais delongas, deixo abaixo artigos sobre a UNE. Que expressam um pouco do que penso nesse momento.

Vida longa à UNE e aos/às Estudantes brasileiros/as!!!!



Artigo de Augusto Chagas, Presidente da UNE (clique aqui).

Artigo de Tiago Ventura, Vice presidente da UNE e Joanna Paroli diretora da Executiva da UNE (clique aqui)


Abaixo vídeo em homenagem aos 70 anos da UNE



Nenhum comentário: