quinta-feira, 11 de fevereiro de 2010

30 anos do PT. Estamos apenas começando...

Ontem, dia 10 de fevereiro, o Partido dos Trabalhadores - PT completou 30 anos. E completa esses anos como o partido do Presidente da República e o mais importante na vida política nacional.

A importância do PT vai além da sua passagem pela presidência do Brasil com Lula.

Este é o partido mais enraizado nos movimentos sociais e no imaginário popular de nosso povo. Em qualquer pesquisa é o PT que logo vem à mente das pessoas quando se pede para citar algum partido político.


A pluralidade de ideias e pensamentos é que faz do PT uma agremiação partidária diferenciada, marcada pelos debates acalorados e incessantes, mas respeitosos aos princípios de construção de uma sociedade mais justa e igualitária.

Por aqui, na Terra dos Caetés, o PT teve e tem sua importância no cenário político, mas infelizmente inada está longe de ser o que precisa ser e que o povo alagoano precisa que seja.

O PT de Alagoas é como flor prestes a desabrochar. Alagoas é um Estado extremamente conservador, mas aos poucos a visão política de nosso povo está melhorando. Basta vermos que apesar de ter perdido em Maceió por 10 mil votos na última eleição presidencial, Lula venceu em Alagoas.

Como partido de massas que é, o PT, precisa compreender mais a linguagem do povo; precisa achar mecanismos de se ligar mais aos setores não organizados ou de novas formas de organização. A formula dos sindicatos e estudantes (Grêmios, Diretórios Acadêmicos) é importante, mas já não tem mais o mesmo peso de outrora.

Hoje existem núcleos culturais nos bairros, como o Quintal Cultural e a Assossiação Cultural da Zona Sul. Também existem aqueles que se organizam em torno de algum esporte. E até na internet.

A vida hoje é muito mais corrida do que na fundação do PT. Hoje os trabalhadores e trabalhadoras tem seu tempo mais exigido pelo sistema capitalista. Como diria Gabriel, o pensador: " ...aquilo que a vida me pede, não é o que ela me dá..."

Mas o futuro do PT por aqui é grandioso. O Último PED (Processo de Eleição Direta), apesar de alguns problemas surgidos no processo, deu vigor novo ao nosso partido.

Estamos unificados em torno da eleição da companheira Dilmna Roussef, e o que a militância do PT puder fazer para que os DEMo-tucanos não voltem ao poder, ela fará.

Nosso candidato ao Senado é uma figura que não tem medo de coronel, um companheiro que deseja uma Alagoas e um Brasil mais justo para todos e todas. O PT está unido em torno dessa batalha.

Tenho certeza que nossa militância comprará o debate sobre o papel do Estado, concepção de sociedade onde quer que seja. Faremos, sem dúvida, o bom debate.

O povo estará conosco nesta empreitada.

2010 será desicivo para nós, revolucionários e revolucionárias. Teremos uma grande embate com os setores mais conservadores de nossa população. Os mesmos setores que sempre sugaram o sangue e o suor de nosso povo e entregavam nossas riquezas às grandes potencias economicas do planeta. 2010 será de luta e com certeza estaremos nas trincheiras de defesa dos interesses da população e da construção de um Brasil forte, mais justo, mais democrático e no rumo ao socialismo.

Faremos do PT um partido cada vez mais de massas, cada vez mais de luta e cada vez enraizado na conciência e corações de nosso povo.

30 anos do PT. Estamos apenas começando...

Viva os 30 anos do PT!


Cadu Amaral
Secretário de Organização do PT/Maceió

Abaixo matéria sobre os 30 anos do PT em Alagoas feita pelo portal Alagoas 24 horas






Um comentário:

Lúcia disse...

Olá, Cadu!!!! Você me fez mais uma vez, ter orgulho de ser filiada ao PT.