quinta-feira, 3 de novembro de 2011

O presente de grego dado à Grécia


Quem diria a Grécia recebendo um presente de grego. Poderia até ser cômico se não fosse trágico. Mas de fato o que querem as potências europeias é jogar a pá de cal no país berço da democracia.

Tal pacote de arroxo pra gerar uma economia onde não há o que economizar vai transformar a Grécia num estacionamento às margens do Mar Mediterrâneo.

Seria como se pedíssemos para um morador de rua, por exemplo, que economizasse a maior parte de suas esmolas para um dia ele poder comprar uma camiseta: “Olhe meu jovem, você não precisa comer três vezes por dia, basta uma. Economize e em dois anos poderá ter uma camisa da GAP”.

O nó é que as coisas do jeito que estão podem culminar no se correr o bicho pega e se ficar o bicho come.


Daí penso que a melhor alternativa é sair do receituário que levou a Grécia a esta situação. Na verdade, acho que a melhor saída é investir em seu povo, aumentar o consumo e a produção gregas e não arroxar ainda mais o que já está asfixiando.

A Zona do Euro foi concebida na lógica e no ápice das politicas neoliberais no planeta, este ciclo chega ao fim e que fim... Crise atrás de crise e um monte de país às beiras de fechara as portas.

Nem consulta ao povo grego as potências europérias querem que se faça. É a base do goela abaixo...

Outro dia vi uma entrevista do primeiro ministro de Portugal, toda a tagarelice neoliberês do FMI o gajo repetia. Se o que ele diz que quer fazer se concretizar os patrícios vão se dar mal.

Se num país como o Brasil onde se tem uma economia diversificada e reservas naturais gigantescas estas politicas quase nos fizeram fechar as portas, imaginem na Grécia ou Portugal.

Um comentário:

Estter disse...

Olá Cadu,
Tomei a liberdade e postei seu texto em uma rede social... dê uma olhada! Aproveitei e coloquei um link para seu blog.
Comente....
http://migre.me/63hmV

Obrigada.

Estter