quarta-feira, 8 de fevereiro de 2012

Sobre os aeroportos


Antes do tema de hoje gostaria de fazer um parênteses importantíssimo:

Já circula na internet a noticia que Lula está curado do câncer na garganta.

Maravilha!

O câncer teria regredido o suficiente para não haver revés no tratamento. Lula ainda continua a se tratar, mas já se pode dar como certa a sua cura.

Em breve a notícia será oficializada pelos médicos ou pelo próprio ex-presidente. (veja aqui)


Agora vamos ao que iria escreve hoje...



O fato politico da semana foi o leilão dos aeroportos. Foi dado a administração de três aeroportos brasileiros para a iniciativa privada. Guarulhos, Campinas e Brasília.

Os espíritos de porco de plantão afirmam que este leilão foi igual aos dos tempos do FHC. A grande mídia também joga com essa falácia, mas vamos listar algumas diferenças:


Primeiro que não se leiloou patrimônio nacional não renovável, como foi com a Vale, nem tampouco a preço de banana;

Segundo, o que foi leiloado foi a gestão de serviços dos aeroportos. O controle do espaço aéreo continua estatal;

Em terceiro, a INFRAERO continua com forte participação, 49% (Guarulhos) da gestão de serviços, e Dilma TEM PODER DE VETO nas novas gestões dos três aeroportos;

Quarto, chegou-se a ter ágio de quase 700% em um dos leilões. “Dim dim” pra INFRAERO aplicar em outros aeroportos.

Ao contrário das privatizações do PSDB/FHC/Serra, onde o patrimônio nacional foi entregue em definitivo ao capital estrangeiro, inclusive.

Patrimônio não renovável, no caso da Vale (sempre é bom repetir), já durante a campanha eleitoral o PSDB falava em vender o Pré-sal, o Banco do Brasil é capital misto, a Petrobrás também (foi no governo lula que o Estado brasileiro recuperou a maioria das ações, tanto do BB quanto da Petrobrás).

Minha posição é contrária a cessão da gestão de serviços nesses aeroportos, mas não dá pra afirmar numa completa atitude de má fé (por parte de alguns setores) que os dois momentos foram a mesma coisa.

Faça a crítica, a luta, mas sem invencionices sobre os fatos.

Leia mais sobre o leilão dos aeroportos aqui ou aqui

Um comentário:

Olavo Lins disse...

Valeu Cadu! Você não está só nesse pensamento.tem muita gente comprometida com esse grande projeto iniciado pelo presidente LULA continuado pela presidenta DILMA,rumo a uma nação livre e verdadeiramente soberana!Parabéns pelos seus textos; sempre politizantes e elevando onível do debate. abraço Olavo Lins.