domingo, 19 de agosto de 2012

Porque voto em Thomaz 13613 para vereador

Ninguém gosta do que não conhece e muita gente não gosta de política. Foram apresentados à política de forma deturpada. Como se política fosse a arte de se locupletar e enganar. A ideologia hegemônica neoliberal nos passa isso. Nos passa também que devemos pensar apenas em nós mesmos. E se e somente se a vontade de estar em coletividade for enorme e for algo que lhe sufoque, participe de, no máximo, uma ONG.

Jamais filie-se a um partido político. Jamais discuta a fundo os problemas de sua escola, seu bairro, sua cidade, seu estado ou seu país. Os rumos que estão tomando. Os conflitos entre as classes sociais e nunca tenha a petulância de propôr alternativas.

Em resumo, esse é o centro do discurso hegemônico vigente sobre a política.

Mas política não é nada disso. Até existem pessoas que usam da política para se locupletar. Esses ganham espaços privilegiados na mídia. Tudo para comprovar o conceito errôneo passado às pessoas sobre o que é política.

Politica é arte de buscar alternativas. É a capacidade de dialogar com as diferenças e defender ideias e pontos de vista. Quem faz política ou milita politicamente, se dedica à coletividade. Dentro da lógica de sua matriz ideológica.

É portanto, o mais nobre dos comportamentos humanos.

Coloco isso aqui para dizer porque voto em Thomaz Beltrão – 13613 – para vereador em Maceió.


A Câmara Municipal de Maceió deve ser um espaço privilegiado de debates acerca dos problemas de nossa cidade. É lá que a população de Maceió deve encontrar amparo político para seus anseios. Deve ser sua caixa de ressonância. Cada vereador ou vereadora representa um segmento (ou mais de um) e toda a sociedade ao mesmo tempo.

Thomaz quando exerceu nas outras duas vezes o mandato de vereador, sempre teve esse compromisso. Seus mandatos eram mandatos abertos às demandas do povo. Suas falas na tribuna da Câmara e seus compromissos eleitorais sempre foram nesse sentido. Como também foram assim suas passagens por secretarias municipais e estaduais de Assistência Social e Educação.

Thomaz sempre atuou politicamente ao lado dos setores mais democráticos e populares. Combateu a ditadura militar no movimento estudantil. Foi diretor da UNE e presidente do DCE/UFAL.

Estar ao lado das lutas democráticas é sua principal característica.

Hoje, infelizmente, temos pouquíssimos vereadores com esse perfil. O que faz com que o parlamento municipal fique longe dos maceioenses. Não dialogue concretamente com os problemas que enfrentamos. É como se nosso parlamento estivesse num pedestal.

A presença de Thomaz na Câmara Municipal de Maceió é a certeza de que teremos um instrumento de luta popular entre os parlamentares. Um interlocutor dos anseios do povo junto aos governantes municipais.

Isso não sou eu quem digo. Quem diz é a História de Thomaz.

Com certeza você já refletiu o quanto é pobre politicamente nosso parlamento. Você também já deve ter pensado que não se tem a quem reclamar e fazer sua reclamação chegar aos poderes constituídos em Maceió.

Esta sensação não é só sua. É minha e de muitas outras pessoas também.

Isso só aumenta a necessidade de termos na Câmara Municipal de Maceió um vereador como Thomaz Beltrão.

Por uma política melhor exercida; por uma Câmara Municipal junto do povo; por uma Maceió melhor é que voto e peço seu voto em Thomaz 13613.


Nenhum comentário: