segunda-feira, 26 de novembro de 2012

Obsessão da direita por Lula

Não é a toa que Lula vai se consolidando enquanto mito. Ele não sai da pauta da autoproclamada grande imprensa. Ele é manchete se faz alguma coisa ou se deixa de fazer. Sempre o viés de tentar desconstruí-lo, a mídia não consegue lidar o fenômeno, até aqui imune ao seu poderio. Lula passa ao largo das ilações, no mínimo maldosas, a seu respeito.

Agora é a tentativa de incriminá-lo na Operação Porto Seguro da Polícia Federal. Essa operação desarticulou uma quadrilha que vendia pareceres jurídicos para empresas. Entre as supostas pessoas envolvidas no esquema está a responsável pelo gabinete da Presidência da República em São Paulo, Rosemary Novoa de Noronha e o advogado-geral da União, Luís Inácio Adams.

Adams, assim como o ministro da Justiça José Eduardo Cardozo, é cotado para ser indicado à vaga de Ayres Britto no STF. Ou estavam cotados. Depende dos desdobramentos a seguir.

Rosemary foi indicada por Lula e lá permaneceu os oitos anos dos seus dois governos. Continuou no cargo no governo Dilma. Em nenhum momento qualquer suspeita de irregularidade fora levantada até então. Por conta da suspeição, Dilma exonerou Rosemary.


Conforme noticiado pela imprensa, Lula é amigo dela. É claro que, se ela teve seu telefone grampeado fatalmente interceptariam telefonemas do ex-presidente.

Repare bem, foi a própria imprensa, no afã desesperado de colocar Lula em manchete negativa que disse que os dois são amigos. Amigos em via de regra mantém contato constante.

O que até agora não quer dizer nada, para os “calunistas” da grande imprensa já é motivo de investigações.

Muitas informações sobre esta Operação estão desencontradas, não confirmadas. Até agora tudo vem de “fontes na PF” ou “fontes no Palácio”. Nada preto no branco.

Querem ou não se livrar de Lula a todo custo?

Há algum tempo levantou-se que impera na cúpula da PF a influência tucana. Por ter as características que tem, nomeações para as chefias se dão de forma particular e o PSDB teria conseguido montar uma estrutura com gente de sua confiança lá dentro.

Não estou afirmando nada, apenas relembrando comentários feitos, inclusive no período do livro “A privataria tucana” do jornalista Amaury Ribeiro Júnior.

Mas é estranho que a PF não tenha iniciado uma investigação sobre as denúncias contidas no livro. Tanto o é que o deputado Protógenes Queiroz (PCdoB – SP) publicou em seu perfil no Twitter que “A atual cúpula da PF quer derrubar o governo da Presidente Dilma, em especial o eixo Rio, São Paulo e Brasília de maior influencia tucana”. Ele foi o responsável pela Operação Satiagraha que prendeu o banqueiro Daniel Dantas.

Outra investigação não prosseguida pela PF.

O fim político de Lula é decretado pelo menos três vezes ao mês pelos “mervais” da vida. Já não conseguem mais explicar porque o burro sempre vai para a água. E logo, logo vão perder a conta de quantos postes foram colocados por ele espalhados pelo Brasil.

No governo Lula, os 20% mais ricos tiveram um crescimento na escolaridade de 8,1% e de renda de 8,9%; já os 20% mais pobres, tiveram um aumento de escolaridade em 56,6% e de renda em 49,5%. esse dado mostra bem porque as elites nacionais odeiam tanto o ex-metalúrgico.

A direita, fuxiqueira como ela só, divulga até que Lula e Rosemary teriam um caso. Foi o que publicou em seu perfil no Twitter, Xico Graziano, ex-secretário de Meio Ambiente de São Paulo.

E você não sabia porque a “coisa feita em papel couché” Veja gosta tanto do PSDB.

Nesse mesmo tempo tem todo o debate sobre o relatório da CPI do Cachoeira, Odair Cunha (PT-MG). Tem a possibilidade de julgamento do “mensalão” do PSDB e da “Lista de Furnas”.

O jogo do Poder nos bastidores é pesado. Mas é perceptível até para o mundo mineral – pedindo licença a Mino Carta para usar sua expressão tão peculiar – que o tucanato e a grande imprensa estão, como se diz aqui em Alagoas, “torando o aço”.

Quanto mais batem em Lula, mais forte ele fica. Por isso que os “calunistas” da grande mídia provavelmente vivem à base de Prozac. Lula é massa de pão, você bate, ele cresce.

Um comentário:

Rudá Morcillo disse...

Lula é massa de pão é a melhor definição que já vi sobre o Lula. Mandou bem.

Blog Maneiríssimo