quarta-feira, 16 de janeiro de 2013

Latuff não é antissemita, Netanyahu sim



Depois de divulgar, em 2012, uma charge em que o líder israelense Benjamin Netanyahu espreme uma criança palestina morta e dela caem votos em uma urna, A ONG israelense “Centro de Defesa dos Direitos Humanos Simón Wiesenthal” classificou o cartunista brasileiro Carlos Latuff como a terceira pessoa ou organização mais antissemita do mundo.

Segundo a lista da ONG, Latuff só é menos antissemita que o presidente do Irã, Mahmoud Ahmadinejad e que partidos da extrema direita da Ucrânia e da Grécia. A ONG tem sede nos Estados Unidos.

O discurso comum das elites ocidentais é de que Israel é vítima do mal palestino. Afinal, os judeus são os donos de boa parte da riqueza do Ocidente.

Também não é correto afirmar que todo judeu apoia a política da guerra do Estado de Israel. Ao contrário, é crescente as manifestações contrárias ao genocídio dos palestinos.

Apesar do avanço do reconhecimento do Estado Palestino e a permissão de participação de espaços da Organização das Nações Unidas (ONU), pouco se faz para acabar com a sangria que Israel promove na região.

Alguns argumentam que os palestinos têm homens-bomba e que matam civis israelenses. De fato. Lá se vive uma guerra intensificada com a criação do Estado de Israel e sua política de grilagem territorial. Gráficos mostram como Israel cresce seu território em detrimento dos povos árabes da região.

Também não se mata formiga com bazuca. Quem tem o poder econômico ao seu lado e a permissividade nessa guerra é Israel. Quem tem mais condições de pôr fim a ela é Israel.

Obviamente que isso iria de encontro aos interesses da indústria bélica. Indústria, aliás, com força significativa nos EUA.

Lattuf há anos condena a guerra com suas charges. Há anos que ele condena a política belicista israelense. Mas em nenhum momento ele faz menções à questão religiosa ou étnica.

Acusá-lo de antissemita é, no mínimo, ridículo. Antissemita é quem patrocina as barbáries que lá acontecem. Alimentando o ódio a Israel e ao povo judeu.

Netanyahu é antissemita, não o Latuff.

Nenhum comentário: