sábado, 16 de março de 2013

Campanha tucana nas escolas



A política brasileira é movida por eleições. A cada dois anos ocorrem eleições no país. Sejam as municipais, sejam as gerais. Isso pode em muitas vezes atrapalhar as gestões por conta da Lei eleitoral, mas não não há como negar que essa é uma característica democrática.

Porém isso não dá o direito a governadores, prefeitos e presidente da República de transformarem os espaços públicos – de praças a secretarias e ministérios – em comitês da campanha. Aqui sem negar a política. Não se afirma que ações de governo são campanha eleitoral, mesmo que – democraticamente – opositores e apoiadores usem atos dos governo nas disputas do sufrágio.

O governador Teotônio Vilela Filho do PSDB – tucano da mais alta “plumagem” – é um político sagaz. Sabe como ninguém o caminho das pedras e desde sua reeleição em 2010, articula sua volta ao senado federal. Notícias dão como seu nome para sucessão no governo alagoano seu correligionário Alexandre Toledo, outro tucano. Mesmo com algumas insinuações de que ele poderia migrar para o PSB, ele continua no alto ninho do PSDB.

Até aí nada demais, tudo parte do jogo democrático e legítimo. O que não pode é transformar as escolas públicas da rede estadual de ensino em comitês de campanha para o PSDB no estado. Alagoas tem mais de 200 escolas espalhadas por seu território e todas, repito, todas foram pintadas com as cores do PSDB!


Os muros foram pintados em amarelo ouro e os portões, portas e janelas em azul marinho. Não há nos símbolos de Alagoas essa combinação de cor. Nem mesmo na logo marca do governo as cores são azul e amarelo. Não bastasse a longa reforma, interminável em algumas, o governo tucano de Téo Vilela, brinda todos os bairros da capital alagoana – em todos os 52 existem escolas da rede estadual – com as cores tucanas. É campanha subliminar na veia para 2014!

Campanha subliminar é aquela que trabalha o subconsciente das pessoas. A mensagem é passada em baixo nível de percepção. Mas mesmo assim é autopromoção. Imaginem mais de 200 locais – boa parte com uma quadra inteira – pintados com as cores de um comitê de campanha.

Ao consultar o advogado Pedro Acioli Filho, o mesmo afirmou que isso é utilização de verba pública para fins de autopromoção e, portanto, ilegal. Por e-mail lembrou um caso em Taipu, interior de Alagoas, onde o Ministério Público (MP) ajuizou Ação Civil Pública contra o prefeito Sebastião Ambrósio de Melo. As práticas do prefeito e do governo alagoano foram as mesmas: pintar fachadas de prédios públicos com a cor do partido. No caso de Taipu, o PSB.

Em todo o país ocorrem fatos desse tipo, independente de partido político, e o MP tem se manifestado. Acioli, também nos enviou um caso da cidade de Colinas do Tocantins em Tocantins. No caso o prefeito é do PT. (bom colocar um exemplo do PT para não dizerem que se trata meramente de militância política partidária)

As imagens das fachadas das escolas foram conseguidas pelo Blog pela internet. Pessoas mandaram fotos das escolas existentes perto de suas casa e locais de trabalho. E todas lamentaram o fato de não poderem entrar para fotografar o interior delas. Há denúncias de que algumas por dentro não passaram por qualquer tipo de reforma. Apenas as fachadas foram pintadas. Com as cores do PSDB, vale relembrar!

O secretário de estado de Educação, Adriano Soares, gasta boa parte de seu tempo em campanha difamatória contra o Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras da Educação em Alagoas (Sinteal). Sempre alega que as críticas à sua gestão à frente da Secretaria é campanha política. Mas foi na surdina que o mesmo- sob a tutela do governador – pintou todas as escolas da rede estadual com as cores do PSDB! Sem falar dos problemas de início do ano letivo e como já colocado aqui, problemas nas reformas de escolas que somente receberam a nova pintura da fachada. É mole ou quer mais?

Sem mais delongas, abaixo imagens de algumas escolas públicas da rede estadual.













5 comentários:

Rita Candeu disse...

kkkkkkkkkkk só da roupa de Dilma eles acham ruim -

esses tucanos depois que perderem os resto das penas vão chorar de frio

Adriane BMS disse...

QUE HORROR!! POR FAVOR NOS DÊEM NOTÍCA AQUI se a JUSTIÇA ( ?) de ALAGOAS vai mandar apagar LOGO isso aí ou não! :(

Mluisa disse...


Triste aparência,muito triste,
impressao horrivel,pode-se fazer
uma relacionamento mais de prisao do que de escola.Que motivacao tem as criancas de ir para uma a escola!?

Anônimo disse...

Quem não tem proposta e competência usa esses meios escusos, esse golpe baixo. Não tem jeito.





.
.
.

Helder

Tadeu Borges disse...

Além do desrespeito grosseiro a todos que isso representa ainda fica otra questão: e o nível da educação vai bem em Alagoas? formação de professores, merendas, salários, condução escolar, uniformes, material escolar/pedagógico?