segunda-feira, 11 de março de 2013

Solidariedade a Luís Nassif



Luís Nassif é jornalista e editor de um dos blogs – que leva seu nome – mais acessados o país. Mesmo quem discorda de suas posições – com um pouco de honestidade intelectual – reconhece sua capacidade. Em seu site na internet é possível ler análises econômicas, políticas, sobre a mídia e até clipes e apresentações musicais. Nassif também faz denúncias e, vira e mexe, furos. Porém, ele está com seu site fora do ar.

Após denunciar o esquema de pirâmide do grupo chamado Telexfree, seu blog foi atacado virtualmente. Alguns antivírus, ao se digitar o link para sua postagem sobre o caso, acusam esse espaço de estar contaminado. O líder desse grupo se chama Carlos Wanzeler. Nassif já informou à Polícia Federal (PF) sobre o caso, mas até agora nada parece ter sido feito. Segundo o próprio Nassif os ataques virtuais são de autoria do grupo da Telexfree.

O golpe da pirâmide funciona da seguinte forma: primeiro se monta uma lista com 10 pessoas. Há uma probabilidade de os nove primeiros serem de mentira. Depois mais 10 pessoas entram no esquema. Elas recebem a lista inicial e pagam um bônus ao primeiro da lista (trapaceiro) e substituem o nome do fantasma pelo seu.

Uma nova lista é criada e vendida mais 10 pessoas. O esquema se repete pelo menos por dez rodadas, fazendo com que a primeiras pessoas que comprou a lista espere nove rodadas para começar a receber algum dinheiro.

Cada pessoa pode criar sua lista com 10 nomes, o que gera a fantasia de que todos mundo vai ficar rico. Há um problema de povoamento terrestre o que faz que a pirâmide fatalmente quebre gerando um prejuízo sem tamanho. Na décima rodada seria preciso a participação de 10 bilhões de pessoas.



Luís Nassif prestou um serviço público em seu blog denunciando esse golpe. E foi atacado virtualmente por isso. Se é tão simples assim tirar um site do ar, imaginem se a neutralidade de rede não for aprovada no debate sobre o marco civil da internet no Congresso Nacional. A solidariedade ao Nassif é solidariedade à liberdade na rede mundial de computadores.



ATUALIZADO EM 10h30min

O Blog do Luís Nassif aparentemente voltou ao normal, mas um vai e vem entre estar ou não online aconteceu semana passada. De todo modo não diminui nossa solidariedade aos ataques que ele está passando.

6 comentários:

Carmen Regina Dias disse...

Perfeitamente. Sou solidaria ao Nassif, e espero que a Policia Federal resolva essa situçâo com urgëncia.

Grata a ti, Cadu, por nos informar.

Abraços

RLocatelli Digital disse...

Boa parte da Polícia Federal é tucana, mais precisamente serrista. Nassif pode não ter ajuda da PF.

Unknown disse...

Sou leitor, usuário, colaborador do Nassif. É lamentável saber de uma notícia dessa estirpe. Mostra toda nossa vulnerabilidade. Que a Polícia Federal aja. Sou testemunha desse atentado. Tento acessar e não tenho êxito. Espero que a situação seja contornada em breve. Força, Nassif!

Berro d'água disse...

Precisamos todos denunciar esse golpe, velho, tosco e que só faz vítimas porque a gananância desmedida faz cegar a muitos incautos. Tenho denunciado com frequência a TelexFree em meu FB, tentando pelo menso dar alguma informação isenta sobre como o golpe, antigo, como dito, atua. Pbens pela iniciativa, Cadu.

Adriana disse...

já recebi um papel explicando sobre essa pirâmide,e se fosse simples assim como eles dizem todo mundo seria rico...

Otilia disse...

Boa noite ! Minha solidariedade a LUIZ NASSIF. Precisamos cobrar urgência da PF, e apurados os fatos,os meliantes sejam punidos no Rigos da Lei.