sexta-feira, 31 de maio de 2013

Bolsa Família: boataria para abafar o boato

Charge de VioMundo
“Por quê o 'erro' da Caixa só provocou pânico no Norte e no Nordeste?”. Essa foi a pergunta feita pelo jornalista Eduardo Guimarães em seu perfil no Facebook. Mais do que pertinente, esse questionamento põe por terra qualquer argumento de que a antecipação dos pagamentos do Bolsa Família é a culpada pelos boatos do fim do programa. A antecipação dos pagamentos não foi somente para as regiões citadas.

De bate-pronto o governo federal colocou a Polícia Federal (PF) na busca da origens desse ato criminoso. Também de bate-pronto, a oposição e a “grande imprensa” afirmaram que a origem vem do próprio governo, ou melhor, da própria Caixa Econômica Federal (CEF).

O jornalista Renato Rovai, em seu blog, já publicou um levantamento das origens e a frequência do boato, inclusive com a criação dos perfis. A PF também já identificou beneficiários que receberam ligações sobre o suposto fim do Bolsa Família.

A oposição, seja através da mídia ou de nomes como o senador mineiro-carioca (ou seria carioca-mineiro?), “exigem” que o governo assuma a autoria de toda a confusão. Alguns até desclassificam a ação da PF no caso. Um jornalista de Alagoas, que tem origem na esquerda, mas hoje trabalha em uma empresa da tucanagem de alta plumagem no estado, chamou a investigação de “lavado de roupa”.

A direita sem programa, agenda e discurso, após sucessivas derrotas eleitorais direcionou sue ódio contra o Bolsa Família. Acreditam, ou tentam se convencer, que o programa é o único motivo para os resultados negativos nas últimas eleições. Além do preconceito, essa tese tem um quê de limitação intelectual. O Brasil não é o mesmo, econômica e socialmente, ao que era até 2002. Segundo a Associação Brasileira de Tecnologia para Equipamentos e Manutenção, existem no país 12.600 obras em andamento e agendadas até 2016 e 14 das 50 maiores obras de infraestrutura e energia do planeta estão aqui.

Isso gera um cabedal de empregos diretos e indiretos como nunca visto. Desde o comércio comum à fabricação de instrumentos para a realização dessas obras. O próprio Bolsa Família não é somente dinheiro na mão de pobre (que horror, pensam e dizem nossa elite). Esse recurso é usado para a compra de alimentos ou qualquer outra que gera mais compra por parte dos mercados, grande e pequenos, que gera mais produção nas fábricas que gera, em todas as esferas mais criação de empregos.

E emprego significa mais autonomia, mais exigência nas relações entre os trabalhadores e patrões – deixando claro que essa autonomia aqui referida, se dá dentro dos limites do capitalismo. Isso é tudo que a classe dominante não quer: autonomia dos trabalhadores.

Abafar a investigação da PF sobre essa boataria é manter o discurso midiático da oposição de que a culpa é da Caixa. O erro, se é que houve, em antecipar os recursos nem de longe poderia gerar tal confusão. Se antecipação de pagamentos fosse o mesmo que o fim de sua origem, então quando governos antecipam salários por qualquer que seja o motivo os servidores públicos ficariam loucos com sua demissão. É ou não a mesma premissa? Isso não passa de boataria para não apurar o crime do boato do fim do Bolsa Família.


Sobre os efeitos do programa Bolsa Família clique nos links abaixo e leia você mesmo!!

Mais de 70% dos beneficiários trabalham http://bit.ly/10TnVPs

Acelera a redução da mortalidade infantil http://bit.ly/18kmlvr

Papel crucial na redução do trabalho infantil http://bit.ly/163qhm0

Aquece a economia e reduz a violência http://on.fb.me/113eg84 ou http://glo.bo/MbvQ68

Desistência por iniciativa própria chega a 40% http://bit.ly/pdDZt5

Alunos do Bolsa Família repetem menos de ano http://bit.ly/16q3XUx

Apoia emancipação e autonomia feminina http://bit.ly/Y4V2Sk

2/3 dos indígenas recebem o benefício http://bit.ly/SXfGSj


É exemplo de erradicação da pobreza, afirma a ONU http://bit.ly/vTmZsg

Reduz a desnutrição infantil http://bit.ly/11zIyoR

Uma ex-candidata à presidência dos EUA quis copiar http://bit.ly/14VYYX6

Ameniza os efeitos da seca no Nordeste http://bit.ly/11zIUvI

6 comentários:

Rita Candeu disse...

na verdade eles ficaram muito bravos porque a antecipação impediu maiores danos

já pensou esse povo todo não encontrar o $$ disponibilizado?

tenho pra mim que eles previam resultados muito mais danosos em todos os sentidos e procuram agora cavar faltas por assim dizer.

José Raimundo Carvalho disse...

Realmente, seu texto está esplêndido, Cadu!!!
Muito bom... e os dados apresentados passam o zíper na boca dos incautos que, ainda, teimam em vociferar contra os benefícios dos programas governamentais de baixa-renda!
Parabéns e vamos em frente!
Ah, compartilhei, companheiro!

Causa-me espécie! disse...

Cadu,
a tese do "erro" pela entidade mídia/oposição de que o erro da CAIXA gerou a boataria é tão criativa quanto a tese que a PETROBRAS, com seus R$ 21,2 bilhões de lucro em 2012, o maior da América Latina.
http://exame.abril.com.br/negocios/noticias/as-20-empresas-que-mais-lucraram-em-2012-na-america-latina#8


Zezé Sette disse...

Ótimo artigo, Cadu!
Comecei a fazer um levantamento das diversas matérias que sairam após os 10 anos do BF e vc me poupou grande parte desse trabalho.
Parabéns pelo blog!
Abraço.

Pedro Sanches disse...

Excelente argumentação Cadu Amaral, uma boa parte das pessoas não entenderam ainda que somos todos interdependentes, todos precisam de todos, mas no entanto conseguem ligar estas coisas e por isto temos que clarear as mentes destes o tempo todo para daí vir o entendimento.

Anônimo disse...

A BF é o programa que o psdb tanto ataca, mas que na frente da câmera e do microfone tentar enganar as pessoas chamando de seu, síndrome de Fernando... rs










.
.
.

Helder