Já faz algum tempo que o
debate sobre a democratização dos meios de comunicação ganhou
mais força. É óbvio que os chamados barões da mídia sempre
escamoteiam essa discussão com a conversa mole de ataque à
liberdade de imprensa ou, imaginem, à democracia. Diante do ganho de
força de esse debate, os governos de Lula e Dilma, a segunda em
especial, foram bastante cobrados. Inclusive sobre a distribuição
dos gastos com propaganda entre os veículos de comunicação.
Infelizmente por mais que o presidente da república queira, mudar a
lógica vigente na mídia, fazendo valer a Constituição de 1988 não
é nada fácil.
Como é sabido por todos
que minimamente acompanham esse debate, a Globo é a campeã em
recebimento de verbas publicitárias do governo federal. Ela é
também a mais golpista das irmãs da nossa “grande imprensa”.
Mas e sobre os gastos nos governos estaduais pouco ou nada se fala.
Até pela concentração gigantesca no setor, sempre temos a sensação
de que todas as empresas de comunicação são a Globo, Veja, Estadão
e Folha. Mas não são.
Recebemos do advogado
Pedro Acioli Filho dados dos gastos referentes à publicidade do
governo do estado de Alagoas. Em resposta a um requerimento feito por
ele ao governo estadual, baseado na Lei de Acesso à Informação
(LAI), dados referentes aos anos de 2008 a 2013 (mês de julho) lhe
foram passados. Diante de tanta informação, comento aqui os gastos
com tevê, web e agências publicitárias. Em outros momentos,
comentaremos outros gastos.
Acioli questionou quais
eram as empresas responsáveis pela propaganda oficial e quanto se
pagavam a elas. No e-mail enviado como resposta, a Secretaria de
Comunicação do governo (SECOM) informou que “De acordo com a
publicação no DOE do dia 17 de outubro de 2008, que homologou o
procedimento licitatório AGESA nº 002/2008, as Agências que
atendem ao Estado de Alagoas são: Paz Publicidade e Marketing Ltda,
Novagência Propaganda Ltda-ME, Sotaque Brasil Publicidade e
Propaganda Ltda e BCO Propaganda Ltda.”. Todas com contratos no
valor de R$ 10.500.000,00 (DEZ MILÕES E QUINHENTOS MIL REAIS).
Totalizando R$ 42.000.000,00 (QUARENTA E DOIS MILHÕES DE REAIS).
A SECOM também garantiu
que “os veículos de mídia a definidos para divulgação dependem
do alcance da campanha”, ou seja, audiência. E que a secretaria
monitora o andamento e a aprovação das campanhas.
Gastos com Tevê
Em quase todo o
território nacional, a Globo é a campeã de audiência e em Alagoas
não é diferente. As Organizações Arnon de Mello, de propriedade
da família do senador Fernando Collor, são as retransmissoras da
“poderosa” e por consequência, na tevê (TV Gazeta), tem a maior
audiência. Além de ser o maior grupo de mídia do estado com
rádios, jornal impresso e sites na web. Em segundo vem o Sistema
Pajuçara de Comunicação, cujo a tevê retransmite o sinal da
Record. O grupo também contém sites e rádios.
Entre os donos da TV
Pajuçara estão parentes de tucanos importantes, além do próprio
ex-senador João Tenório que, segundo o site Donos da Mídia, também
é sócio da TV Gazeta (clique aqui). Ele foi suplente
do governador Teotônio Vilela (PSDB) no Senado e assumiu quando o titular
se tornou governador. Também há parentes do atual prefeito de
Maceió, Rui Palmeira. Além do filho do atual vice-governador, José
Thomaz Nono. Para saber quem são os donos da TV Pajuçara, clique aqui
Baseado em critérios
técnicos, uma das principais características é o da audiência.
Entre 2008 e 2013 (até o mês de julho) a TV Gazeta recebeu R$
18.613.334,29 e a TV Pajuçara 14.002.531,53. Até aí nada demais.
Porém em 2012, ano eleitoral, a TV Pajuçara recebeu R$ 3.298.524,97
contra R$ 3.011.444,80 da TV Gazeta. Uma diferença de R$ 289.080,17.
Em 2013 a TV Pajuçara também recebeu mais até aqui. R$
1.432.961,63 para a TV dos aliados do governador contra R$
1.323.173,79 da TV Gazeta.
Sobre o fato de durante o
ano eleitoral a TV Pajuçara ter recebido mais do que uma emissora
maior e que, segundo critérios da SECOM, observa-se a audiência,
mesmo que não seja uma diferença absurda, é estranha. Por si só
não quer dizer nada, mas que é estranha, é.
Sites na internet
É
cada vez mais crescente o acesso à internet. Portanto é natural que
aumente o interesse publicitário nessa plataforma de mídia. O
portal TNH, do grupo Pajuçara foi o segundo site a receber mais
recursos. Perdendo para o Alagoas 24 horas e ficando à frente do
Portal Cada Minuto.
Duas
coisas chamaram a atenção: primeiro que entre os sites mais
beneficiados com as verbas publicitária está o Sertão 24 horas
que, apesar da semelhança de nome, não é do grupo do campeão de
verbas. Ele pertence a uma empresa chamada Valões Empreendimentos e
Publicidade Ltda e fica localizado na cidade de Santana do Ipanema,
sertão de Alagoas. Ele tem menos acessos que o Portal Tribuna Hoje
que entre 2008 e 2013, recebeu apenas R$ 46.750,00 em 2010.
A
outra coisa que causou estranheza foram os recursos destinados ao
site do colunista política Cláudio Humberto. Em dois anos e meio
(2011, 2012 e 2013 até o mês de julho), ele recebeu R$ 195.000,00.
Sendo que R$ 150.000,00 em 2012, ano eleitoral.
As
coincidências dos repasses em ano eleitoral por si só não provam
nada, mas são esquisitas, sim. Por que cargas d'água Cláudio
Humberto recebeu em 2012 mais que os outros sites de notícias? Ele
tem um site chamado Diário do poder e, segundo o Alexa, site que
mostra o número de acessos na internet, seus visitantes são em
menor número que o próprio TNH ou o Cada Minuto. E por que a TV
Pajuçara, que tem audiência menor que a TV Gazeta, recebeu mais
verbas que a concorrente?
Em
postagens futuras vamos comentar os gasto com outras mídias feitas
pelo governo do estado.
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