Blog do Cadu: O preço da gasolina

sábado, 25 de janeiro de 2014

O preço da gasolina

Sempre que há reajuste no preço da gasolina ocorre uma chiadeira sem tamanho, principalmente por parte das pessoas da classe média (tradicional). Logo surge uma onda de “revolta” e “indignação” pelo Brasil ter um das gasolinas mais caras do mundo. Alguns chegam a dizer que é a mais cara.

A gasolina, combustível mais usado no planeta, é derivada do petróleo. O petróleo não existe em todo lugar e por motivos econômicos é a causa de guerras e conflitos internacionais. O mundo é movido a petróleo e quem controla sua produção tem poder.

Voltando ao preço da gasolina. Primeiro que seu preço sobre influencia internacional. Pelo menos na maioria dos países. É uma forma de não-guerra. A “briga” fica “apenas” na esfera comercial.


A Agência Internacional de Energia divulgou no ano passado uma tabela com os preços da gasolina em 60 países. E para o desgosto daqueles que se revoltam com “uma das gasolinas mais caras do mundo”, o Brasil está em 36º lugar.

clique para ampliar


No site da Petrobras elaborou gráficos para explicar às pessoas o que se leva em conta na hora da definição do preço da gasolina. Lá é possível encontrar comparações de preços com outro países da América Latina e influencia do etanol, combustível derivado – no Brasil – da cana-de-açúcar.

Consta no site que 17% do preço da gasolina é referente à distribuição e revenda; 12% se refere ao etanol anidro; 28% ICMS (imposto estadual); 7% CIDE, PIS/PASEP e COFINS (impostos federais) e 36% ao custo da Petrobras. Os impostos federais são a menor parte na composição do preço do combustível, ao contrário do que é dito quando se inicia a chiadeira da classe média após a gasolina ter seu preço reajustado.



Claro que na tabela acima não consta a margem de lucro dos postos. Margem de lucro, aliás, que no Brasil é uma das mais altas do mundo, o que faz com que os preços dos produtos vendidos no país sejam altos e não da carga tributária, somente.

3 comentários:

RLocatelli Digital disse...

A direita critica o governo por manter o preço da gasolina sob controle. Mas critica quando há reajustes...

marcosreis aurelio disse...

O bRASIL PERDE PARA PAÍSES COMO SINGAPURA JAPAO PHILIPINAS,TAILANDIA ONDONESIA,IRÃ QUE PELO QUE SEI NAO SAO PRODUTORES DE PETROLEO OU PELO MENOS GRANDES PRODUTORES, - TEMOS QUE LEVAR EM CONSIDERAÇAO AI TAMBEM COM RELAÇAO A ALGUNS PAÍSES A DESVALORIZAÇAO DA MOEDA DELES FRENTE AO REAL. - COMO PODE POR EXEMPLO A VENEZUELA NOSSA VIZINHA AQUI A GASOLINA CUSTAR 0,02 DOIS CENTAVOS DE REAL. COMPARAR O PREÇO DA GASOLINA A PAISES QUE NAO PRODUZEM E TEM PREÇOS MAIS CAROS DO QUE O BRASIL ME DESCULPE MAIS NAO ESTA CERTO. JA QUE SOMOS PRODUTORES DE PETROLEO TEMOS QUE TER SIM UMA GASOLINA BEM MAIS BARATA PORQUE O PREÇO DELA ACABA INFLUENCIANDO EM TUDO QUE CONSUMIMOS.

marcosreis aurelio disse...

O GOVERNO CONTEVE O PREÇO DO COMBUSTIVEL POR 12 ANOS GOVERNOS lULA E DILMA, COM AUMENTO NO GOVERNO DE DILMA MESMO ASSIM BEM ABAIXO DA INFLAÇAO, ISSO NAO POSSO DEIXAR DE SALIENTAR. FOI UMA FORMA QUE O GOVERNO ENCONTROU DE BAIXAR O PREÇO SEM TOCAR EM NADA. APENAS CONGELANDO. SE ESTIVESSEMOS COM GOVERNO DO PSDB DEVERIAMOS ESTAR PAGANDO UMA GASOLINA NA BASE DE 8 A 12 REAIS O LITRO HAJA VISTO OS AUMENTOS QUE ELE DEU NO GOVERNO DELE. E O GAS DE COZINHA QUE MAIS O POVO PRECISA DEVERIA TER CHEGADO A CASA DOS 120 REAIS PODE APOSTAR. NISSO EU DOU LOUVOUR AO GOVERNO DO PT. COMO DISSE NO OUTRO COMENTARIO O PREÇO AINDA ESTÁ ALTO MESMO CONGELADO COMO O GOVERNO FEZ. AGORA IMAGINA SE ESTIVESSEMOS NAS MAOS DO PSDB. O BRASIL JA TINHA QUEBRADO HA MUITO TEMPO NOSSA PETROBRAS JA ESTARIA NAS MAOS DOS AMERICANOS E NÓS AQUI MORRENDO DE FOME COMO ELES FAZEM COM O OS AMERICANOS EM ORLANDO NOVA ORLEANS E OUTRAS CIDADES ONDE A RAÇA É DISCRIMINADA.