terça-feira, 4 de setembro de 2007

A Vale é Nossa!!!


Amanhã (05/09) também é dia de votar no plebiscito pela anulação do leilão da Vale em Maceió. Em Alagoas serão 11 cidades onde ocorrerá a votação. São elas: Girau do Ponciano, Arapiraca, Palmeira dos Índios, Matriz do Camaragibe, Penedo, Delmiro Gouveia, Maribondo, Rio Largo, Olho D'Água das Flores, Viçosa e Maceió.

Votam quaisquer pessoas mediante apresentação de qualquer documento oficial, com ou sem foto. Também serve careteira de estudante.

Vamo lá galera!

Fazer pressão para anularmos esse crime contrao patrimônio nacional.

Quem participa do comitê estadual do plebiscito em Alagoas: CUT, DCE/UFAL, DCE/UNEAL, UNE, FENED, DAPAN, MST, MTL, MLST, CPT, SindFUNESA, Rede de Educadores, Kizomba, Juventude Revolução, UMESE, JPT e AE.

Texto da Kizomba sobre o plebiscito:

Plebiscito Popular: "A Vale deve continuar nas mãos do capital privado?"

A UNE, CUT, Marcha Mundial das Mulheres e diversos outros movimentos sociais realizam o Plebiscito Popular Nacional contra o leilão de privatização da Companhia Vale do Rio Doce (CVRD) entre os dias 1 e 9 de setembro.

Este plebiscito vem gerando diversas polêmicas. Tem gente dizendo que é uma palhaçada, não vai anular nada, outros dizem que a Vale está melhor do jeito que está e tem gente colocando todas as suas energias nisso. Esta é uma ação para de denunciar as privatizações no Brasil, em especial da Companhia Vale do Rio Doce.

A CVRD foi vendida por R$ 3,3 bilhões quando tinha um patrimônio calculado um patrimônio de 92, 64 bilhões. Isso significa que ela foi vendida por um valor 23 vezes menor do que valia. Ação claramente criminosa do governo tucano de FHC. Além da CVRD, ele privatizou quase todas as estatais brasileiras, sobraram apenas o Banco do Brasil, Caixa Econômica, Correios, Petrobrás e FURNAS.

Nos últimos meses, a Companhia Vale do Rio Doce iniciou uma ofensiva nos meios de comunicação (jornais, TV, outdoors ) propalando seu “zelo” e “responsabilidade com o desenvolvimento sustentável do país”. Nessas propagandas, apresenta dados comprovando sua maior produtividade, compromisso social. Seu intuito é demonstrar que a privatização da companhia é mais vatanjosa ao crescimento do país.

A Vale do Rio Doce:

  • O patrimônio da Vale hoje é avaliado em 59, 8 bilhões
  • Possui a maior frota de navios graneleiros do mundo
  • Possui a maior malha ferroviária do país
  • É a maior produtora de ferro do mundo, quarta maior mineradora em variedade de minérios
  • É a maior produtora de ferro do mundo, quarta maior mineradora em variedade de minérios
  • Principal produtora de bauxita, ouro e alumínio da América Latina
  • Concessões, por tempo ilimitado, para realizar pesquisas e explorar o subsolo em 23 milhões de hectares do território brasileiro. Isso corresponde aos territórios dos Estados de Pernambuco, Alagoas, Sergipe, Paraíba e Rio Grande do Norte
  • Todo esse patrimônio, nas mãos do Estado brasileiro, poderia ser usado para saúde, educação, por exemplo. Hoje, ele é distribuído principalmente a investidores estrangeiros.

A semana do plebiscito será fundamental para fazermos o debate da importância da CVDR para o Brasil. Alertá-los que se a Vale não tivesse sido “vendida” poderíamos ter um Estado mais forte e com mais recursos para investir em educação, por exemplo. Além de mobilizar para o voto “não” no plebiscito, devemos fazer o possível para convencer o conjunto dos estudantes das nossas idéias.

Não só a questão dos recursos, mas também a diferenças entre os projetos colocados para o conjunto da sociedade brasileira. Fazer o debate sobre as diferenças entre Lula e FHC. Mostrar quanto o Brasil avançou e também não deixar de colocar o quanto ainda precisa avançar.

O plebiscito

Acontecerá entre os dias 1 e 9 de setembro. A pergunta unitária que todos os movimentos sociais trabalharão no plebiscito é a seguinte: Em 1997, a Companhia Vale do Rio Doce, patrimônio construído pelo povo brasileiro, foi fraudulentamente privatizada, ação que o Governo e o Poder Judiciário podem anular.

  • A Vale deve continuar nas mãos do capital privado?
  • É importante que todas e todos nós, estudantes universitárias e universitários participem do Plebiscito Nacional realizando a consulta nos locais que atuamos: campus universitários, escolas, bairros, sindicatos. Enviamos, em anexo, um texto de “orientações para o plebiscito” organizado pelo comitê nacional.

    Dicas importantes:

    • Podemos adquirir um modelo de cédula, lista de votação e ata de apuração na página da CUT, www.cut.org.br. No site encontramos todas as orientações necessárias para a realização do plebiscito.
    • Não será necessária a utilização de urnas oficiais. Qualquer tipo de urna ou mesmo caixas de papelão devidamente preparadas poderão ser utilizadas.
    • Ao final da coleta de votos do plebiscito, deve-se fazer a apuração até o dia 10 de setembro. Os resultados (número de votantes, número de votos pelo não, pelo sim, brancos e nulos) do município deverão ser enviados para Comitê Estadual da Campanha impreterivelmente até dia 15 de setembro.
    • Estamos a disposição para contribuir na organização dos plebiscitos e elucidar possíveis dúvidas.

Nenhum comentário: