segunda-feira, 11 de fevereiro de 2008

Lula: "...estudar é importante para conquistar uma vida melhor e construir um País mais justo."

O presidente Lula fez hoje à noite um pronunciamento em cadeia de rádio e tv. O tema foi educação. Abaixo a íntegra do pronunciamento. Leia e comente.



Minhas amigas e meus amigos,

Nesta semana, 57 milhões de estudantes estão de volta às aulas. É um número fabuloso, maior que a população de muitos países. Mas cabe uma pergunta: será que além de aumentar a quantidade de alunos, o País está conseguindo também melhorar a qualidade do seu ensino?

É um desafio para todos nós, não só para o governo federal, os Estados e os municípios, mas para todos os brasileiros.

O governo vem se esforçando para fazer a sua parte. E sabe que precisa fazer mais, porque tão importante como distribuir a renda é distribuir o conhecimento.

No ano passado, lançamos o Plano do Desenvolvimento da Educação, o PDE, o plano mais abrangente já concebido no País para melhorar a qualidade do ensino. Ele engloba mais de 40 ações tocadas em conjunto pela União, os Estados e os municípios.

Noventa por cento dos municípios e 25 dos 27 Estados já aderiram ao PDE e começam a receber seus benefícios. Vamos começar, agora, um trabalho especial de reforço nos 1242 municípios com desempenho educacional crítico.

Neste ano, investiremos mais recursos na educação do que em qualquer outra época. Através do Fundeb, aumentarão em seis vezes - repito, seis vezes ¿ os recursos transferidos da União para os Estados e municípios para a educação básica, da creche ao ensino médio.

Só no ano passado, firmamos com os municípios convênios para a construção de 500 novas creches e pré-escolas para 100 mil crianças até cinco anos de idade.

Nos últimos anos, foram criadas 47 novas escolas técnicas. Até 2010, serão inauguradas mais 167, um recorde.

No ensino superior, criamos 10 novas universidades federais e implantamos 52 novas extensões universitárias. Além disso, oferecemos 400 mil bolsas do Prouni nas faculdades particulares e, nos próximos quatro anos, serão oferecidas mais 400 mil novas vagas de ingresso nas universidades públicas.

Somos exemplo no mundo na distribuição gratuita do livro didático e da alimentação escolar. E queremos ser exemplo, também, na informática nas escolas. Para isso, nos próximos dias estaremos lançando, em parceria com a iniciativa privada, um programa que, até 2010, levará Internet em banda larga a todas as 55 mil escolas públicas urbanas do País, um passo gigantesco no caminho da inclusão digital e da qualificação do ensino.

Minhas amigas e meus amigos, 2008 será um ano importante para o sucesso do PDE. Por isso, quero fazer um apelo à toda sociedade e, em especial às mães e pais de família: participem ativamente da vida da escola de seus filhos, saibam como ela está se saindo na Prova Brasil, apóiem os professores. Mas também marquem em cima, cobrem resultados.

Sejam parceiros dos seus filhos no aprendizado. E deixem claro para eles que estudar é importante para conquistar uma vida melhor e construir um País mais justo.

Em suma, todos - governo federal, Estados e municípios, professores, pais e alunos - temos de trabalhar juntos para melhorar cada vez mais a qualidade do ensino no País.

Só assim, repito, faremos nascer um novo século da educação no Brasil. Um século marcado pela democratização do acesso ao conhecimento, onde o mais importante seja o mérito e a competência, e não o berço ou sobrenome.

Nenhum comentário: