sexta-feira, 27 de junho de 2008

Vai começar...

Pode-se dizer que a partir da próxima segunda-feira (30/06) começará de fato a campanha eleitoral em Maceió. É nesse fim de semana que todos os partidos devem realizar suas convenções, à excessão do PSOL que realizou a sua na última quinta-feira.


O PSOL lançou para concorrer à prefeitura de Maceió o Eng. Agronômo Mário Agra e para seu vice o professor universitário Afonso Espíndola. A surpresa da convenção foi a confirmação da ex-senadora Heloísa Helena à disputa para a Câmara de vereadores. A chapa do PSOL terá dificuldade de fazer o cociente eleitoral. Poderemos ter HH com 15 mil votos e não eleita vereadora.


Heloísa Helena vereadora, será?!


Pela dificuldade de atingir o cociente eleitoral é que tenho minhas dúvidas se ela será mesmo candidata a Câmara Municipal de Maceió.


Os Partidos da coligação do Prefeito Cícero Almeida (PP) também realizarão suas convenções neste fim de semana (DEM, PCdoB, PV, PTB, PR). Existe uma disputa para a indicação do vice-prefeito. Hoje, a vice-prefeita é Lourdinha Lyra (PR), filha do usineiro e ex-deputado João Lyra (PTB). Lourdinha deverá ser mantida como vice na chapa de Cícero Almeida.


O PSDB lançará o nome de Solange Jurema para disputar a prefeitura. O vice deverá ser Régis Cavalcante (PPS). O PSB também compõe a coligação tendo como principal nome a vereadora Tereza Nelma para a reeleição. O PMDB também comporá esta coligação que terá que enfrentar uma forte rejeição ao Governo do Estado em Maceió.


O PT realizará neste domingo sua convenção. Será confirmada a candidatura de Judson Cabral à prefeitura de Maceió. O PT lançará também sua chapa de vereadores, chapa aliás bastante elogiada por sua qualidade politica. Nomes como o vereador Thomaz Beltrão, Lenilda Lima, Izac Jackson e Edberto Ticianeli disputam a corrida para a vereância.

Existe a possibilidade do PT coligar-se com o PDT do ex-governador Ronaldo Lessa.


Essa será uma eleição bastante interessante, onde devido aos fatos recentes de descoberta de desvios de dinheiro na Assembléia Legislativa, os usuários do poder econômico terão que, pela primeira vez de fato em Alagoas, tomar cuidado ao soltarem o "capim" para conseguirem seus votos.


A candidatura de Heloísa Helena à Câmara Municipal pode esvaziar outras candidaturas progressistas em Maceió. Pela dificuldade de sua eleição, isso pode acarretar uma Câmara Municipal ainda mais conservadora.


Outro fato inusitado será a aliança entre DEM, Collor, J. Lyra e o PCdoB. O que diria João Amazonas sobre uma aliança dessa?


Você pode estar se perguntando, afinal, quais são os meus candidatos(as)?


A partir do dia 06 de julho os divulgarei por aqui...

Nenhum comentário: