terça-feira, 12 de agosto de 2008

Já não era sem tempo!

O Estado brasileiro, finalmente, reconheceu as atrocidades cometidas contra a União Nacional dos Estudantes - UNE. O presidente Lula assinou hoje a tarde, no terreno da UNE na praia do Flamengo no Rio de Janeiro, um projeto lei onde o Estado brasileiro e indeniza a UNE para que se possa reconstruir sua sede.




Em 1° de abril de 1964, o primeiro ato da ditadura militar foi incendiar o prédio da UNE. Em 1980, o que restava do edifício foi demolido por ordem do então presidente João Figueiredo. Só em 1994, o então presidente Itamar Franco reafirmou a posse do terreno às entidades. Naquele momento, o terreno era ocupado de forma irregular por um posseiro que explorava no local um estacionamento clandestino. Apenas em 1º de fevereiro de 2007, a UNE recuperou a posse do tradicional endereço, quando, durante uma passeata, milhares de estudantes ocuparam o local onde funcionava um estacionamento ilegal e expulsaram de lá o posseiro.


Esse gesto por parte do governo Lula só reforça o carater democrático do Brasil nos dias atuais.



Hoje, com certeza, todos(as) aqueles(as) que lutaram contra a ditadura militar, que se organizavam nas universidades, nas escolas, em certa medida, lavaram a alma.

Já não era sem tempo!



Longa vida à UNE!

Nenhum comentário: