quinta-feira, 23 de julho de 2009

Longa vida à UNE.

Durante o 51 Congresso da UNE a mídia aproveitou para mostrar seu caráter antipovo mais uma vez. Atacaram a União Nacional dos Estudntes e tudo que é lado.

Um dos pincipais ataques foi o fato do presidente Lula ter ido ao Congresso. Pela primeira vez um presidente da República participa do Congreso da UNE.

Que mal há nisso?

Principalmnte um residente de caráter tão popular quanto Lula. Onde as ações do governo federal vem melhorando a vida do povo. E a educação então, nunc se teve tanto invesimento.

A direita brasileira não suporta e ver um presidente que dialogue com os movimentos sociais, isso sim.




Outro fato onde a mídia tentou polemizar foi sobre os escandalos no Senado. O fato da UNE não puxar abertamente o "Fora Sarney". Até poderia, mas é preciso fazer um debate mais amplo do que isso.

As mazelas do Senado não são de agora e nem Sarney é o responsável por todas elas. Se não se fizer uma reforma política de vergonha outros Sarneys virão. Isto é fato.

Sarney deve pagar pelo que fez. Ele e outros, mas daí negar o uso que a direita através da mídia está fazendo do aso, não dá pra negar.

Quando era o PSDB e o DEM no Governo, nada se falava. Tampouco a PF ou o MPF tinham tanta liberdade para investiga os poderes constituídos. Isso a burguesia nojenta do Brasil não suporta, o caráter republicano do governo Lula.

Falam de recursos da União destinados à UNE. Sempre, em todos os governos, emendas parlamentares foram destinados a ajudar não só a UNE como outra entidades dos Movimentos Sociais, a exemplod o MST.

Vale lembrar que boa parte dos recursos destinados à UNE nesse ano são por conta da resconstrução da sede da entidade destruída pela ditadura militar. Se o Estado brasileiro destruiu a sede da UNE, o Estado brasileiro que reconstrua. Não só da UNE, como de qualquer outra entidade da sociedade civil organizada. Também houveram recursos para a execução da Caravana de Saúde, Cultura e Educação. Todos os Estados foram visitados pela Caravana.

O fato é que a UNE vem aumentando sua capacidade de formulação e participação nos mais diversos Conselhos Nacionais. Seu projeto de Reforma Universitária aprovada no começo do ano em Salvador durante o CONEB (Conselho Nacional de Entidades de Base) já virou Projeto de Lei. Agora é a luta pela sua aprovação. Vem aí os debates da Conferência Nacional de Educação, onde os estudantes brasileiros vão, com certeza, comprar a briga contra os chamados "Tubarões do Ensino"

Longa vida à UNE e aos/às estudantes brasileiros/as!

Nenhum comentário: