sábado, 21 de agosto de 2010

Vamos continuar mudando, seguindo em frente.

Todas as pesquisas de intenção de voto já começam a dar vitória em primeiro turno à candidata do PT, Dilma Roussef, à presidência da República. À oposição só resta o "salve-se quem puder" e engolir seu ódio aos trabalhadores e às trabalhadoras deste país.

Há também aqueles que tentam a todo custo trazer para si os êxitos do governo Lula. O candidato à reeleição ao governo de Alagoas, Téo Vilela do PSDB é um exemplo bem claro disso.

Alagoas é um Estado completamente federalizado e se não fosse o Governo Lula já teríamos fechado as portas. Um verdadeiro "Quem sair por último apaga a luz".

Mas quero aqui dialogar com post no Blog do Professor Adrualdo Catão. Coordenador da pós-graduação do curso de Direito da UFAL. Nada pessoal, apenas discorância sobre seu discurso acerca dos fatos e de sua visão de Estado. Foste contratado, por concurso público, no período Lula. FHC em oito anos não contratou nenhum professor para as Universidades Federais no Brasil

Primeiro que se Lula tem o prestígio que tem, não é à toa. Sua História e seu governo alimentam sua credibilidade. Os números de Lula são, de longe, melhores que os de FHC. A visão de Estado de Lula é melhor que a de FHC.

Basta comparar os númeors dos dois governos (clique aqui) e (aqui)

Estado minímo é ponto passivo e hoje nem nos EUA se defende mais esta visão. As teses neo-liberais perdem a cada dia seus ecos e seguidores. Prova disso foi a última crise financeira iniciada por lá onde o "lixo" do Estado foi quem salvou a economia daquele país. Num mundo globalizado de financeirização da economia, outros países do mundo também foram "salvos".

Aqui a crise foi sim uma marolinha como disse Lula.

Outra coisa que me intrigou foi a afirmação de anti-democráticos a Lula e Dilma. Ambos lutaram pela democracia no Brasil combatendo a ditadura militar. Hoje debates como este são possíveis graças aos homens e mulheres como Lula e Dilma. Essa parte da História brasileira não podemos esquecer.

Se teve um governo democrático que dialogou com todos os setores de nossa sociedade foi o governo Lula. inúmeras foram as conferências públicas para formulação de políticas e sobre como deve atura o Estado brasileiro. Educação, Cultura, Esporte, Juventude, Saúde, Comunicação, energia...

Foi o povo determinando a política. Parece pouco, mas dentro do processo de construção do Estado brasileiro foi muito!

Dizer que Dilma está enganado seus eleitores. Pára!

Quem faz isso é o PSDB e seus aliados. Nesta eleição a maioria esmagadora das candidaturas da aliança DEMo-tucana sequer citam Serra em suas propagandas. O Téo até agora nem tchuiú pra ele.

E o FHC?

Esse aí o Serra tá nem tchuiú pra ele. Até o Serra é Lula nessa eleição.

Quem mente para o povo?

Toda a política de desmonte do Estado brasileiro quem fez foi o FHC/Serra/PSDB/DEM. Não foi o Lula, tampouco a Dilma.

Estes começaram a reconstruir o Estado brasileiro com uma visão e atender às necessidades de nossos povo. Isso sim, Lula e Dilma fizeram.

Não, o programa de governo da Dilma não tem nada de radical. O nível de entreguismo da concepção de Estado que você insiste em defender, professor Adrualdo é que é radical. Viva o mercado e quem não aguentar que "poque pelas costas."

As políticas de transferência de renda do Governo Federal garantem a robustez da economia brasileira e num Estado altamente precarizado historicamente pelo monopólio da cana-de-açúcar, essas políticas se fazem mais necessárias ainda. Se não fosse por isso já teríamos fechado as portas. Sugiro que leia entrevista com o professor Cícero Perícles do curso de economia da UFAL (clique aqui).

Não adianta fazer malabarismos teóricos para justificar o injustuficável. Os neo-liberais estão com os dias contados. Não adianta afirmar que o PT é antidemocrático. Este Partido, assim como outros, tem suas raízes profundamente ligadas às lutas democráticas do povo. Democracia pressupõe dialógo, escolhas e  oportunidades.

Sim, nós fizemos muito por este país. Pouco para o que ele merece, por isso vamos continuar mudando, seguindo em frente com Dilma na presidência da República.

No título de sua postagem, pergunta o que resta ao José Serra (clique aqui). Te respondo: Resta a esperança do Criança Esperança.

2 comentários:

carlos disse...

Amigo, Leitão(Cadu), concordo com vc em gênero, número e grau, a minha esperança é que apareça uma liderança com novos pensamentos para tirar Alagoas da situação que se encontra. estamos juntos com a companheira Dilma para a continuação desse governo inovador que foi o governo Lula. Abraços. Dudu Melo

carlos disse...

Amigo, Leitão(Cadu), concordo com vc em gênero, número e grau, a minha esperança é que apareça uma liderança com novos pensamentos para tirar Alagoas da situação que se encontra. estamos juntos com a companheira Dilma para a continuação desse governo inovador que foi o governo Lula. Abraços. Dudu Melo