domingo, 27 de março de 2011

Retomar a ousadia da esquerda em Maceió! Discutir a Cidade é papel do PT


Aconteceu ontem, dia 26/03, o planejamento estratégico 2011 e 2012 do diretório municipal do PT em Maceió. Cerca de 40 militantes entre dirigentes e convidados. Mais do que diagnosticar e apontar soluções para os problemas do Partido em Maceió, o PT realizou um amplo debate sobre os problemas enfrentados por nossa cidade.

Inúmeros são estes problemas. Desde acessibilidade passando por espaços de convivência à acesso à cultura e transporte e geração de empregos. O PT precisa apresentar ao conjunto dos maceioenses suas propostas para melhorar a condição de vida em Maceió.

Somos uma das cidades mais bonitas do Brasil e temos os piores índices de desenvolvimento humano e econômico. Estamos perdendo a cada dia nossa memória. Nossos prédios históricos já quase não existem como também nossos folguedos, apesar de bravos lutadores que a todo custo mantém viva a chama de nossas tradições culturais.

O transporte público em Maceió é caótico. Caro e nem de longe supre a demanda. Não existem por aqui alternativas, apenas ônibus. Somos uma cidade com um milhão de habitantes e ainda estamos fazendo quebra-molas. Ao invés de passagens de nível e viadutos, quebra-molas.

Pode?!


A ocupação predial e a mais desordenada possível. Praias semi-particulares e paredões de edifícios que impedem a circulação de pessoas e do ar. Saneamento básico precário e até a distribuição de energia tem problemas em diversos bairros.

O campo democrático e popular precisa se aprofundar mais nos problemas de nossa cidade. É nas cidades que as pessoas moram. Mas isso tem que vir aliado a um projeto político desse campo. Ainda mais com a direita alagoana e seu maior partido a “doce” a Cooperativa dos Usineiros ganhando mais força a cada dia.

O PT cumpre papel central nessa construção.

É preciso dar um olhar diferenciado à Maceió. Precisamos tornar a capital alagoana numa cidade moderna. Essa modernidade é com a inclusão das pessoas, com acesso ao transporte, acesso ao livre transitar nas ruas, boas escolas e postos de saúde e sem duvida, muita democracia social e econômica.

Nenhum comentário: