segunda-feira, 6 de junho de 2011

America Latina à esquerda; Europa à direita





As recentes crises do capitalismo provaram que este sistema não consegue responder as demandas dos povos. Vários países mergulhados em recessões econômicas no ultimo período, em especial na Europa.


Na América Latina isso ocorreu já nos anos 90 e início dos anos 2000. Hoje os povos latino americanos começam a se erguer. A década de 2000 foi a do ressurgimento do sub-continente. Principalmente a partir da eleição de Lula em 2002 no Brasil, maior país em território e economia da América Latina.

Estamos cada vez mais à esquerda. Rumo confirmado pelas vitórias eleitorais de Dilma no Brasil e, ontem, de Humala no Peru. Estamos aos poucos conquistando nossa autonomia, nossa autodeterminação.

Já na Europa...


Continente berço do mundo “civilizado”, cada vez mais se afunda nas políticas neo liberais. A vitoria da direita em Portugal é prova disso.

Se por lá o PS – Partido Socialista, já não é mais socialista a muito tempo e implantou políticas que desestruturaram a economia portuguesa, trazer forças mais à direita ao poder só vai agravar a situação daquele país. Os trabalhadores portugueses correm o grave risco de sofrerem ainda mais com políticas de arrocho e de fortalecimento do capital especulativo, que gera mais desemprego e subserviencia a grande oligopolios economicos, algo semelhante aos anos 90 no Brasil durante os governos de FHC.

Até nos EUA, país símbolo do capitalismo de hoje, adotou medidas contrarias as teses neo liberais, exemplo disso foi a criação do “SUS” norte americano e a intervenção do Estado durante a última crise econômica.

Esta semana, mais uma vez, mostra como o caminho dos povos deve ser virar à esquerda. Todos os emergentes o fizeram e a América Latina que começar a se reerguer o faz à toda velocidade.

Um viva ao povo latino americano!






*Sugiro leitura:

Direita consegue maioria absoluta na eleição em Portugal (clique aqui);

“Os que não querem a verdade são aqueles que deram as ordens” (clique aqui)

Nenhum comentário: