terça-feira, 25 de fevereiro de 2014

Ei ADIDAS, sich verpissen! [ATUALIZADO]



As ridículas camisas da ADIDAS



A ADIDAS, marca de material esportivo alemã e patrocinadora oficial da FIFA, lançou camisetas com conotação sexual sobre a Copa do Mundo no Brasil.

São bundas e mulheres de biquíni na promoção do evento esportivo a ser realizado em julho desse ano. O detalhe é que em uma delas, ao lado de uma mulher de biquíni, vem a expressão “lookin’ to score”. Em tradução livre significa “olhando para marcar” ou “procurando para marcar”. Marcar o quê?

Bundas femininas e mulheres de biquínis são pontos a serem marcados pelos turistas que chegarão ao país para a Copa? É isso?!

É certo que a exposição sexual das mulheres no Brasil é gritante. Seja em novelas, filmes ou comerciais de tevê. Mas daí incentivar o imaginário comum de parte das pessoas que vivem em outros países que aqui todas as mulheres estão apenas à espera dos gringos para ter relações sexuais é outra coisa.

E não se trata de falso moralismo, não. Ou será que ninguém sabe das excursões turísticas com finalidade sexual que acontecem a todo o momento no Brasil, principalmente oriundas da Europa?

O governo brasileiro já entrou em contato com a ADIDAS para ela retire essas camisas de circulação. “Essa campanha vai no sentido contrário ao que o Brasil defende. Nosso esforço é voltado para a promoção do Brasil pelos atributos naturais e culturais. Uma iniciativa dessas ignora e desrespeita a linha de comunicação que o governo adota”, declarou Flávio Dino, presidente da EMBRATUR, à imprensa.

O pior disso é que tem gente no Brasil que acha tudo isso normal. Além do machismo encruado em suas mentes, há o espírito de vira-latas.

Imaginem se na Copa realizada na Alemanha e uma marca de roupas qualquer resolvesse fazer camisetas para vender ao mundo todo com a cara do Hitler. Já pensaram na rebordosa?

Ou mesmo com mulheres alemãs com os seios de fora. Já que a prática de topless é comum na Europa.



[ATUALIZADO ÀS 16H46 - EM 25/02]


Adidas retira das lojas camisetas que relacionam o Brasil ao turismo sexual


Depois do repúdio do governo brasileiro e de reclamações de consumidores nas redes sociais, a Adidas anunciou que não vai mais vender as camisetas comemorativas da Copa do Mundo que relacionavam o Brasil ao turismo sexual. A empresa disse que a camiseta fazia parte de uma edição limitada que só seria vendida nos Estados Unidos.

Patrocinadora da Copa do Mundo, a Adidas disse que suspenderá a venda das camisetas, porque acompanha de perto a opinião de seus consumidores e parceiros. O Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) repudiou o vínculo da imagem do Brasil com o turismo sexual.

Em uma das camisetas a Adidas expôs a figura de uma mulata ao lado da frase looking to score, um trocadilho sobre fazer gols e pegar garotas. De acordo com a Embratur, a promoção turística do Brasil no exterior não faz esse tipo de referência, e tem o objetivo de mostrar um país culturalmente diverso, com roteiros turísticos, ícones patrimoniais, belezas naturais, hospitalidade e modernidade.



Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque sua idéia, ponto de vista ou posicionamento. Afinal, toda discussão para contruir ideias é válida. Também pode discordar da opinião expressa no texto, mas sem ofender de qualquer forma que seja.

Caso algum comentário não se enquadre, será deletado. Também peço que assine.

Por isso, os comentários são moderados.

Forte abraço!

Cadu Amaral