terça-feira, 18 de março de 2014

Fique por dentro da PEC 51/13 - desmilitarização das polícias



Após a reação descomunal da Polícia Militar de São Paulo às primeiras manifestações contra o aumento de passagem de ônibus no ano passado, ganhou mais força o debate sobre a desmilitarização das polícias no Brasil. A reação da PM/SP foi, segundo diversas análises, um dos fatores que desencadeou o restante das manifestações de junho em todo o país.

Diante da volta do debate sobre a desmilitarização, foi elaborada a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) n° 51/2013. Entre seus principais redatores está o antropólogo e Ex-Secretário Nacional de Segurança Pública Luiz Eduardo Soares. A PEC foi apresentada no Senado pelo senador Lindbergh Farias (PT-RJ).

A discussão tem tomado conta de boa parte do tempo daqueles que discutem e elaboram políticas de segurança pública. O tema é rico e bastante pertinente. Dúvidas não faltam, mas esse é um debate que não pode ser (mais) empurrado com a barriga.


Então, para quem quer se aprofundar nessa discussão, o Blog disponibiliza um vídeo onde o próprio Luiz Eduardo Soares explica o conteúdo da PEC, as motivações e dificuldades da aprovação e aplicação do projeto. O vídeo foi pescado do site do Luís Nassif.





Um comentário:

Anônimo disse...

Sou policial militar da "frança", li a pec e vi o vídeo, sou a favor 100% desta pec, seria muito bom para as praças, pois a ditadura militar não acabou para nós, somos massacrados pelos oficiais, o peso da justiça e disciplina é um para as praças e outro para os oficiais, pois eles fazem as suas próprias leis e regras, sempre favorecendo-os. As ideias das praças não são ouvidas, ou são remodeladas e tidas como dos oficiais. Muitas vezes as praças levam nome de corruptos mas os "esquemas" dos oficiais nunca são descobertos por órgãos internos, pois são dominados por eles mesmos, somente vêm à tona quando a polícia civil cagueta ou a denúncia vem do ministério público. Existe uma barreira para a praça ascender na carreira e um preconceito contra oficiais que foram praças. Tomara que esta pec dê certo.