quarta-feira, 15 de agosto de 2007

Fim das coligações proporcionais


A Comissão de Constituição e Justiça - CCJ do Senado aprovou agora há pouco o fim das coligações para as eleições proporcionais (deputados e vereadores). A PEC 29 / 07 já era bastante aguardada no meio político, essa medida sempre foi tida como certa na reforma politica no Brasil. Para entrar em vigor a PEC passará por votação em dois turnos no plenário do Senado.

Agora, a PEC sendo aprovada em definitivo, os partidos terão que obrigatoriamente ter condições de disputar as eleições legislativas com chapa própria. É, sobre certos pontos de vista, na prática, voto na legenda.

Tem senador dizendo que é casuísmo porque "interesses de alguns partidos são atendidos, enquanto outros partidos ficam prejudicados."

Ômi deixe de fuleragem. Não tá vendo que assim as coisas ficam mais claras. Agora é certo que as mudanças nas regras eleitorais e partidárias não podem, nem devem ficar só por aí. É preciso criar mecanismos pra o fortalecimento da democracia de forma participativa e que os partidos também se fortaleçam. Financiamento público de campanha e por aí vai, mas dizer que é casuísmo só porque atende alguns e outros não. Ora, isso sempre vai existir. Em qualquer ação, em qualquer esfera. Sempre com as ações políticas ou não alguém fica atendido e outros não.

Particularmente acho bastante interessante essa mudança. Espero que agora os partidos se organizem melhor para as disputas eleitorais. Principalmente os ideológicos...

Nenhum comentário: