terça-feira, 14 de agosto de 2007

Nova diretoria da UNE


Aconteceu no final da semana passada a posse da nova diretoria da UNE. Nos dias 09 e 10 no Rio de Janeiro e nos dias 11 e 12 em São Paulo. As atividades contaram com passeata, exibição de filmes sobre a história do movimento estudantil e muita vontade de continuar lutando em defesa do Brasil e dos estudantes.



Os Grandes desafios da nova gestão são colocar a UNE nas ruas, uma vez que a última gestão reorganizou a democracia interna, comprar o debate sobre um novo Plano Nacional de Educação e sobre Programa de Reestruturação da Universidades - REUNI . Já se tem pela frente a Jornada de Lutas pela Educação de 20 a 24 de agosto e organizado nacionalmente pelo MST, UNE, CUT, Conlutas e diversas organizações dos movimentos sociais, onde as mesmas deixaram suas diferenças de lado e vão às ruas tendo como base 18 pontos comuns, entre eles estão a erradicação do analfabetismo, a ampliação do acesso à universidade e a implementação de ações afirmativas, gestões democráticas nas escolas de ensino médio e o Passe Livre Estudantil.


A Jornada de Lutas pela educação vai reivindicar também a criação do Plano Nacional de Assistência Estudantil, com recursos na faixa de R$ 200 milhões, a ampliação do financiamento das Instituições Federais de Ensino Superior (mínimo 7% do PIB), a luta para extinguir a cobrança de taxas e mensalidades nas Universidades públicas e a ampliação do número de vagas nas IFES, principalmente no período noturno.




A UNE somos nós, nossa força e nossa voz!

Nenhum comentário: