sexta-feira, 17 de agosto de 2007

R$ 2 bilhões para as universidades federais

O governo federal pretende liberar R$ 2 bilhões de rais no período 2008-2011 para as universidades públicas, conforme divulgado no jornal O Estado de São Paulo. Essa verba faz parte do programa de Reestruturação da Universidades Brasieliras - REUNI.

A universidades que queiram fazer parte do programa devem enviar seus projetos até o dia 15 de outubro. Entre as metas de reestruturação estão a relação de 01 professor para cada 18 alunos, conforme a LDB. O objetivo do programa é consolidar uma política nacional de expansão da educação superior pública que alcance, até o fim desta década, pelo menos 30% dos jovens com idade entre 18 e 24 anos. A meta é elevar, gradualmente, a taxa de conclusão média dos cursos presenciais para 90% . Também pode e deve ser incluso nos projetos a construção e/ou mapliação de R.U's, residências universitárias, creches, tudo que se precisa pra dar ao estudante a assitência necessáriapara sua permanência na universidade.
Tem gente dizendo por aí que o REUNI é pra implementar o Bacharelado Interdisciplinar - BI, do projeto Universidade Nova. A proposta do Universidade Nova é idéia do reitor da UFBA, Naomar Almeida. O que não é verdade. O uso do BI nos projetos da IFES para o REUNI fica a cargo dos Conselhos Superiores da IFES.
Já fiz esse comentário aqui e volto a fazer: "E ainda tem gente que diz que esse governo quer acabar com a Universidade pública ou que é igual ao de FHC"

Nenhum comentário: