terça-feira, 2 de outubro de 2007

Mais 10 universidades até 2010

Lula informou no Programa Café com o Presidente, ontem no dia 1º de outubro, que até 2010 o Brasil terá mais 10 universidades federais, 48 extensões universitárias e 214 escolas técnicas profissionalizantes. No programa, Lula afirmou que assumiu o compromisso de resolver, “se não toda”, grande parte das dificuldades na área de educação existentes no país e reconheceu que a tarefa é difícil. Ao comentar dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), o presidente afirmou que tem havido uma “melhora substancial” no sistema educacional.

Entre as medidas que deverão ter impacto positivo no sistema educacional brasileiro, o presidente destacou o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica e de Valorização dos Profissionais da Educação (Fundeb), o Plano de Desenvolvimento da Educação (PDE) e o aumento de oito para nove anos do tempo de permanência no ensino fundamental.

Também citou a ampliação dos investimentos nas universidades e nas escolas técnicas. “Nós estamos andando muito, eu diria, conscientes da responsabilidade que nós temos”.

Os recursos destinados à educação no Brasil aumentaram sensivelmente, universidades como a UFRJ por exemplo,já voltaram ao patamar de 1995 em recursos, o que não significa dizer que já está tudo lindo e maravilhoso.

Agora, se os movimentos sociais da educação não se mexerem, a elite brasileira vai sempre pentelhar quando for pra melhorar os serviços educacionais.

Nenhum comentário: