sábado, 11 de janeiro de 2014

Bolsa playboy

O município de Roteiro no interior de Alagoas doou 300 mil reais para o Lopana Phoenix Fest que acontece no dia 11 de janeiro. É um evento da classe alta alagoana e será realizado na praia do Gunga. Para participar, os participantes devem ir de barco. Mas não são barcos quaisquer, são embarcações de luxo. É um evento para “gente fina”. Cerca de dez mil pessoas são esperadas no evento na praia do Gunga.

Roteiro possui 6.700 habitantes e fica a 58 quilômetros da capital Maceió. A cidade não possui sequer acesso fácil. E, a não ser a praia do Gunga, local do evento náutico, não possui nada que gere riqueza.

O Ministério Público Estadual (MPE) questionou o valor da doação ao evento e pediu informações da prefeitura sobre a doação.

Essa festa é realizada pelo bar da orla de Maceió Lopana. Ele é frequentado pela classe alta da cidade. Só para entrar no bar se paga 50 reais.


O maior “desgosto” dos frequentadores do Lopana em relação ao governo federal é, como não poderia deixar de ser, o programa Bolsa Família. Aliás, todo e qualquer programa social em atividade no país. Fatalmente fazem o mesmo coro de “não vai ter Copa” que setores conservadores tentam fazer ganhar força para criar tumulto durante os jogos em junho.



O pequeno município alagoano e o bar Lopana mostram bem como a desaprovação aos programas sociais e à Copa do Mundo no Brasil não passa de demagogia. Não pode dar dinheiro a pobre, mas pode fazer evento para a elite alagoana desfilar em seus iates.

Entre os patrocinadores do Lopana Phoenix Fest, está a marca de cerveja Stella Artois e do espumante Chandon. Tudo para ficar bem na linha da “gente diferenciada”. A festa também conta com o apoio do Pajuçara Sistema de Comunicação, grupo de mídia cujo os donos são usineiros. Entre eles a família do governador Teotônio Vilela Filho (PSDB), do ex-senador João Tenório (PSDB).

Em Roteiro, cerca de 1700 são beneficiadas com o Bolsa Família. O valor médio do programa, depois da complementação com o Brasil Carinhoso, são R$ 237,00. O valor doado pela prefeitura ao evento “chique” (R$ 300 mil) daria para pagar um mês de benefício a 1265 famílias.

E são essas mesmas dez mil pessoas que compartilham “não vai ter Copa”; “fora Dilma e PT” nas redes sociais. Pense numa demagogia em alto estilo, fina, à base de Chandon.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque sua idéia, ponto de vista ou posicionamento. Afinal, toda discussão para contruir ideias é válida. Também pode discordar da opinião expressa no texto, mas sem ofender de qualquer forma que seja.

Caso algum comentário não se enquadre, será deletado. Também peço que assine.

Por isso, os comentários são moderados.

Forte abraço!

Cadu Amaral