É
bem provável que a maioria das pessoas, mesmo as que se intitulam bem
informadas, não saibam que é Luiza Helena Trajano Inácio Rodrigues. Ela saiu de
Franca, interior de São Paulo e, no seu ramo de atividade, vem conquistando o
Brasil.
Luiza
Helena Trajano Inácio Rodrigues é a dona das lojas Magazine Luiza, empresa com
mais de 700 lojas espalhadas pelo país. Luiza também faz parte do Conselho de
Desenvolvimento Econômico e Social (CDES) do governo federal. Esse é um espaço
que reúne diversos setores da sociedade para debater políticas econômicas e
sociais.
Mas
o que tem Luiza de tão especial, além do fato de ser bem sucedida nos negócios
como tantos outros empresários do país? Bem, Luiza colocou os membros do
Programa Manhattan Connection, da Globo News, no canto do ringue. Os desmascarou
e o fez exibirem sorrisos amarelos.
Manhattan
Connection é um programa feito para o topo da pirâmide (na verdade, hoje no
país é um losango) social do Brasil. Mas não só assistido por ele, mas por quem
sonha em ser como os que estão na parte de cima. A maioria dos participantes
está nos Estados Unidos e Europa, onde tudo é muito melhor e aqui, em nosso país,
nada presta. Deveríamos fechar as portas e vender tudo para a Amazon.
Vender
algo para a Amazon foi um dos pontos altos da participação de Luiza no programa
da Globo News. Ao ser interrogada por Diogo Mainardi, sobre “quando” ela iria
vender as lojas Magazine Luiza para a Amazon. Não sem antes soltar seu olhar
enviesado sobre a economia do país.
Luiza
além de deixá-lo com as calças na mão, se ofereceu para fornecer os dados
corretos e, para a tristeza de Mainardi, disse que já atua no mercado de vendas
virtual há um bom tempo.
Voltando
ao início do programa, Luiza logo é provocada. É dito pelos membros da bancada
que ela teria atribuído a “crise na economia” à imprensa. Com muita sagacidade,
ela desmente os globais. “O que eu disse é que o brasileiro sempre coloca o
lado do copo vazio e a imprensa também sempre coloca o lado do copo vazio”.
O
tempo todo, a bancada do Manhattan Connection tentar impor uma visão de que o
mercado varejista no país está à beira da bancarrota. Inadimplência galopante é
o carro-chefe da distorção. Luiza destrói toda a argumentação, forçando Lucas
Mendes, apresentador do programa a lhe dar razão.
Além
da venda de um pessimismo descabido, o antijornalismo é a tônica desse programa.
Tudo dentro do padrão Globo de manipulação.
Outros
detalhes que talvez pouca gente tenha percebido é a coincidência de nomes entre
Luiza e Lula. A dona das lojas Magazine Luiza se chama Luiza Helena Trajano
Inácio Rodrigues e o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Luiza Inácio e Luiz
Inácio. Ambos cometem erros ao usarem o plural das palavras. São simples e
diretos na defesa de posições e são do interior.
Se
Mainardi tiver percebido as coincidências, provavelmente não dormiu bem na
noite após o programa.
Nenhum comentário:
Postar um comentário