segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Azeredo vai pagar o pato do 'mensalão' tucano?


Foto: Istoé

Eduardo Azeredo, tucano de bico fino e pena sedosa, será largado ao léu no julgamento do “mensalão” tucano. Todas as falas de seus colegas de PSDB vão nesse sentido. E para completar, Aécio Neves, presidente nacional do partido, afirmou que os tucanos vão apenas observar o destino do ex-governador de Minas Gerais.

“Teremos de acatar e respeitar a decisão do Supremo. Esperamos que ele possa se defender de forma adequada”, declarou Aécio tentado se diferenciar do PT e criticando a postura dos petistas em questionar o julgamento da Ação Penal 470, apelidada de “mensalão”.

Ora, se o julgamento dos tucanos for injusto. Se nos autos do processo não contiver provas; se ele for baseado em justiçamento – no caso, para legitimar o do PT –; se penas e multas forem excessivas e se todo o rito do Judiciário for transformado em espetáculo midiático; o PSDB tem sim, a obrigação de questionar o julgamento.

O problema é que no afã de mostrar algo que possa parecer melhor que o PT, o PSDB vai se tornar aquilo que diz ser o Partido dos Trabalhadores. A não ser que já esteja tudo armado para apenas Azeredo pagar o pato.

Nesse caso, fica o STF com o discurso de ser imparcial e plicar a lei e a prova é o julgamento do PSDB. O PSDB faria o discurso de que teve um dos seus julgados e aceitou a decisão do Judiciário. “Reconhece o erro” e vem toda uma campanha de mídia mostrando como os tucanos são limpinhos e probos.

O grande nó nessa possível articulação é o próprio Eduardo Azeredo. Será que ele aceita ser o bode expiatório?

Ao que tudo indica, mesmo com sua discrição, não. Senão ele não teria mandado o recado que mandou em outra declaração à imprensa ao entrar em uma reunião com lideranças tucanas: Para começar, essa campanha não foi minha, foi do PSDB todo, inclusive de Fernando Henrique à reeleição.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque sua idéia, ponto de vista ou posicionamento. Afinal, toda discussão para contruir ideias é válida. Também pode discordar da opinião expressa no texto, mas sem ofender de qualquer forma que seja.

Caso algum comentário não se enquadre, será deletado. Também peço que assine.

Por isso, os comentários são moderados.

Forte abraço!

Cadu Amaral