As ridículas camisas da ADIDAS |
A
ADIDAS, marca de material esportivo alemã e patrocinadora oficial da FIFA,
lançou camisetas com conotação sexual sobre a Copa do Mundo no Brasil.
São
bundas e mulheres de biquíni na promoção do evento esportivo a ser realizado em
julho desse ano. O detalhe é que em uma delas, ao lado de uma mulher de biquíni,
vem a expressão “lookin’ to score”. Em tradução livre significa “olhando para
marcar” ou “procurando para marcar”. Marcar o quê?
Bundas
femininas e mulheres de biquínis são pontos a serem marcados pelos turistas que
chegarão ao país para a Copa? É isso?!
É
certo que a exposição sexual das mulheres no Brasil é gritante. Seja em
novelas, filmes ou comerciais de tevê. Mas daí incentivar o imaginário comum de
parte das pessoas que vivem em outros países que aqui todas as mulheres estão
apenas à espera dos gringos para ter relações sexuais é outra coisa.
E
não se trata de falso moralismo, não. Ou será que ninguém sabe das excursões
turísticas com finalidade sexual que acontecem a todo o momento no Brasil,
principalmente oriundas da Europa?
O
governo brasileiro já entrou em contato com a ADIDAS para ela retire essas
camisas de circulação. “Essa campanha vai no sentido contrário ao que o Brasil
defende. Nosso esforço é voltado para a promoção do Brasil pelos atributos
naturais e culturais. Uma iniciativa dessas ignora e desrespeita a linha de comunicação
que o governo adota”, declarou Flávio Dino, presidente da EMBRATUR, à imprensa.
O
pior disso é que tem gente no Brasil que acha tudo isso normal. Além do machismo
encruado em suas mentes, há o espírito de vira-latas.
Imaginem
se na Copa realizada na Alemanha e uma marca de roupas qualquer resolvesse
fazer camisetas para vender ao mundo todo com a cara do Hitler. Já pensaram na
rebordosa?
Ou
mesmo com mulheres alemãs com os seios de fora. Já que a prática de topless é
comum na Europa.
[ATUALIZADO ÀS 16H46 - EM 25/02]
[ATUALIZADO ÀS 16H46 - EM 25/02]
Adidas
retira das lojas camisetas que relacionam o Brasil ao turismo sexual
Depois
do repúdio do governo brasileiro e de reclamações de consumidores
nas redes sociais, a Adidas anunciou que não vai mais vender as
camisetas comemorativas da Copa do Mundo que relacionavam o Brasil ao
turismo sexual. A empresa disse que a camiseta fazia parte de uma
edição limitada que só seria vendida nos Estados Unidos.
Patrocinadora
da Copa do Mundo, a Adidas disse que suspenderá a venda das
camisetas, porque acompanha de perto a opinião de seus consumidores
e parceiros. O Instituto Brasileiro de Turismo (Embratur) repudiou o
vínculo da imagem do Brasil com o turismo sexual.
Em
uma das camisetas a Adidas expôs a figura de uma mulata ao lado da
frase looking to score, um trocadilho sobre fazer gols e pegar
garotas. De acordo com a Embratur, a promoção turística do Brasil
no exterior não faz esse tipo de referência, e tem o objetivo de
mostrar um país culturalmente diverso, com roteiros turísticos,
ícones patrimoniais, belezas naturais, hospitalidade e modernidade.
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