sexta-feira, 14 de março de 2014

"Sou contra o Marco Civil. Viva a liberdade das teles!"



O debate sobre a liberdade na internet tem ganhado mais força nos últimos dias. Isso por que o projeto de lei do Marco Civil (PL 2126/11) está em vias de ser votado. O que está em jogo é o seu direito de ter acesso à rede mundial de computadores por completo e não de acordo com os pacotes das empresas de telecomunicações.

Simples assim. O resto é conversa fiada!

O pior é que como a desinformação corre solta nas redes sociais, tem um monte de gente repetindo besteira ou quando não, é sua posição ideológica mesmo. Explico: não é raro você ler mensagens como “o governo quer censurar a internet” ou mesmo “a internet só será livre se o governo não intervier em nada”.

Ora, se não haver regulamentação, as empresas de telecomunicações, as chamadas teles, vão cercear o acesso à internet. Como? Impondo pacotes em que você pagará por cada tipo de uso à rede que quiser usar.

Hoje você paga por uma velocidade de conexão (que convenhamos, as teles não cumprem) e pode acessar o que quiser: vídeos, redes sociais, emails. Enfim, tudo. Se a neutralidade de rede acabar, você terá que pagar uma quantia X para acessar emails; outra quantia Y para acessar as redes socais; uma valor Z para ver vídeos ou ouvir músicas, e por aí vai.

Onde está a liberdade nisso? Fora a liberdade das empresas de telecomunicação de decidir – ou impor – como você vai acessar sua internet. Parece piada, mas tem gente que acha que o correto é deixar as teles no comando.

E a propaganda desse discurso é o mesmo usado sobre a regulamentação dos meios de comunicação. Já perceberam? “É um ataque à liberdade!”. Liberdade de quem, cara pálida?! Das pessoas em terem o direito de acessar a internet livremente ou das teles em impor seus pacotes onde o acesso será divido pelo recheio dos bolsos e contas bancárias?

E logo a internet que tem um caráter tão liberal, que valoriza o individuo. Afinal, as pessoas estão sozinhas na frente de um computador. O contato coletivo é virtual. É cada um na sua, num mesmo espaço. Sem contato direto.

Aos enganados, abram o olho. Os outros são ideologicamente conservadores e defensores da liberdade e dos direitos das grandes empresas sobre a vida das pessoas. E ponto final. A esses apenas o desalento.

É disso que se trata. É isso que defende quem é contra o Marco Civil da internet e a neutralidade de rede. Vale a liberdade do capital e não do ser humano. É ridículo, mas é verdade.




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque sua idéia, ponto de vista ou posicionamento. Afinal, toda discussão para contruir ideias é válida. Também pode discordar da opinião expressa no texto, mas sem ofender de qualquer forma que seja.

Caso algum comentário não se enquadre, será deletado. Também peço que assine.

Por isso, os comentários são moderados.

Forte abraço!

Cadu Amaral