segunda-feira, 2 de janeiro de 2023

Fiat Lux: Lula já determinou o fim dos sigilos impostos por Bolsonaro

Lula assinou revogaço de decretos de Bolsonaro (Foto: Reprodução)

O presidente Lula (PT), ainda no dia 1º de janeiro, logo após ser empossado para o cargo já assinou uma série de medidas. Entre elas, o cumprimento da promessa de revelar os sigilos de 100 anos impostos por Jair Bolsonaro (PL) em sua passagem pelo Planalto. Aliás, promessa feita por Lula ao próprio durante debates entre eles na campanha eleitoral.

Lula assinou decreto dando à Controladoria-Geral da União (CGU) o prazo de 30 dias para que o órgão faça o levantamento dos sigilos de Bolsonaro a documentos e informações de seu (DES) governo. Muitas dessas informações podem servir como base a processos contra o ex-presidente.

É o “que haja luz” (fiat lux em latim) do Estado brasileiro após quatro anos de trevas.

Mas uma coisa precisa ser compreendida. Nem todos os sigilos serão revelados porque alguns deles são por situações que, de fato, devem ficar em segredo. Não por causa do Bolsonaro, mas por conta do cargo que ele ocupou. Me refiro a situações que estariam sob essa condição fosse quem fosse o presidente.

Entretanto, questões referentes à administração pública cotidiana, como gastos de recursos públicos, reuniões e quem entrou ou deixou de entrar no Palácio do Planalto ou no Alvorada – e mesmo nos ministérios – deverá vir à tona.

De acordo com a coluna de Daniel César, no portal IG, Bolsonaro teme que seu cartão de vacinação seja revelado. É forte a suspeita – e aposto muito nisso – de que ele se vacinou contra a covid-19, apesar da intensa campanha que fez contra a vacinação dos brasileiros. Essa revelação abalaria, ainda mais, a relação dele com seu resto de base de apoio.

Aliados afirmam não haver a necessidade de revelar o cartão de vacinação de Bolsonaro por se tratar de documento “íntimo” e, por isso, ele estaria disposto a entrar na Justiça. Bom, em tempos de pandemia de covid-19, o cartão de vacinação não é de foro íntimo. Foi e é necessária sua apresentação para entrar em diversos locais, inclusive para entrar em muitos países. Bolsonaro circulou como quis negando estar vacinado.

Se tomou a vacina, mentiu para o povo e, em especial, para seus apoiadores. Se não tomou, se confirma – ainda mais! – seu crime contra a saúde pública.

Mas não é só isso que precisa ser revelado. Temos aí os gastos com cartão corporativo, caronas em voos oficiais, ordens diretas dadas a servidores para realização de maus feitos. A lista é grande e só se poderá ter a noção exata do estrago causado no Estado brasileiro por Bolsonaro quando tudo que está sob sigilo, sem a necessidade de permanecer assim, seja revelado ao povo brasileiro.

Isso não é perseguição. É transparência para se fazer justiça.

Quantos encontros secretos Bolsonaro realizou na Presidência da República? Com quem? Para quê? Em que esses encontros resultaram?

O cargo de presidente da República não é algo pessoal, é uma instituição. E, como tal, deve-se ter o máximo de transparência possível. Sequer as agendas de Bolsonaro eram divulgadas. Ou seja, oficialmente, ele não trabalhou.

E quando uso o termo “trabalho” me refiro a bater ponto mesmo.

É óbvio que ele não passou o dia fazendo nada. Na agenda oficial, sem compromissos, mas, na prática, diversos. Por quê? Para quê? Isso precisa ser respondido e será daqui a 30 dias.

Bolsonaro nadou de braçada no discurso pseudo religioso, ao menos desde a pré-campanha de 2018. No mandato, até pôs no Supremo Tribunal Federal (STF) um “terrivelmente evangélico”, o ministro André Mendonça. Aliás, o que, de fato, conversaram Bolsonaro e os pastores a la Malafaia e Edir Macedo? Saberemos em muito breve.

A ironia disso tudo é que aquele o qual os bolsonaristas sempre acusaram de contrariar as vontades de deus, em um de seus primeiros atos como presidente do Brasil, determinou um “que haja luz” sob as trevas do antecessor.

Lula meteu um “fiat luz” nas sombras da extrema-direita brasileira. Começou muito bem nessa!

_________________________________________________________________

COMENTE ABAIXO SOBRE ESSE TEXTO E O COMPARTILHE!


Assista também!

Inscreva-se no canal, curta, comente e compartilhe os vídeos.

Fortaleça a luta contra o fascismo à brasileira!

Um comentário:

Pedro Costa disse...

Finalmente vamos saber o que tanto bolsonaro escondeu

Parabéns pelo texto