Sumiram bens apreendidos por Moro na 13ª Vara Federal de Curitiba |
Que o ex-juiz, ex-ministro de Bolsonaro e, ainda, senador pelo Paraná Sergio Moro nunca foi muito dado a cumprir leis, até as pedras em Saturno já sabem. E não é a toa que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) realiza uma correição na 13ª Vera Federal de Curitiba, comanda pelo “marreco de Maringá” por muitos anos. Foi lá, inclusive, que ele ajudou a lascar o país com a Lava Jato.
Ocorre que o CNJ não encontrou nenhum inventário sobre onde foram guardados os itens apreendidos pela 13ª Vara quando Moro a comandava. Entre os itens estão obras de arte. Também não foi possível identificar diversos bens e recursos. Inclusive, os confiscados no exterior.
Também não é a toa que Moro vive fugindo do oficial de Justiça. Ao menos até o final de setembro deste ano.
Ainda na série do “não é a toa”, o Tribunal de Contas da União (TCU) identificou a movimentação de mais de R$ 20 bilhões, durante a Lava Jato, sem a devida transparência. E como não citar o esquema de porta giratória de Moro. Ao deixar o Ministério da Justiça de Bolsonaro, ele foi atuar na empresa de consultoria estadunidense Alvarez & Marsal, contratada para a recuperação judicial da Odebrecht, quebrada por Moro através da Lava Jato.
Ou seja, Moro quebra a empresa e vai trabalhar com a consultoria contratada para recuperar a empresa que ele mesmo quebrou. Segundo o que se veiculou, Moro recebeu cerca de R$ 45,2 milhões.
Para o CNJ, Moro deixou a 13ª Vara Federal de Curitiba um “caos”.
De acordo com o site Conjur, “o resultado parcial da correição extraordinária, divulgado em agosto deste ano, já demonstravam a bagunça da 13ª Vara. A conclusão é de que houve uma ‘gestão caótica’ no controle de valores oriundos de acordos de colaboração e de leniência firmados com o Ministério Público e homologados por Moro”.
O que o CNJ está verificando é a lambança de quem se achou acima de tudo e todos, resultado da inflada de ego gerada pela superexposição midiática. Daí, dar aquela afinada na mão não seria problema. Afinal, “sou um super-herói”, pode ter pensado o marreco de Maringá.
O grau do sumiço das coisas na 13ª Vara Federal de Curitiba só saberemos daqui algum tempo. Mas o que já se sabe é que quando mais põe lupa sobre a vida de Sergio Moro e seus próximos, mais sujeira se vê.
LEIA AQUI O TEXTO DO CONJUR
LEIA AQUI MORO FUGINDO DE OFICIAL DE JUSTIÇA
LEIA AQUI O TCU QUESTIONADO A TRANSPARÊNCIA DA LAVA JATO
LEIA AQUI MORO NA ALVAREZ & MARSAL
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Coloque sua idéia, ponto de vista ou posicionamento. Afinal, toda discussão para contruir ideias é válida. Também pode discordar da opinião expressa no texto, mas sem ofender de qualquer forma que seja.
Caso algum comentário não se enquadre, será deletado. Também peço que assine.
Por isso, os comentários são moderados.
Forte abraço!
Cadu Amaral