quarta-feira, 24 de janeiro de 2024

Reação à fala de Nando Reis em Maceió ajuda a extrema-direita

Nando Reis pediu a prisão de Bolsonaro em Maceió (Alisson Frazão/Secom Maceió)


A participação do cantor Nando Reis num festical promovido pela Prefeitura de Maceió ganhou repercussão nacional, não pelas músicas apresentadas, mas por uma falsa polêmica que só poderá dar resultados eleitorais à extrema-direita.

Num momento de sua apresentação, Nando Reis pediu a prisão de Jair Bolsonaro e boa parte público se agitou positivamente com aquilo. Apesar de Bolsonaro ter vencido em 2022, nos dois turnos em Maceió, o público deste músico é majoritariamente anti Bolsonaro.


Nando Reis já vem há muito tempo criticando Bolsonaro em seus shows. Logo, o que fez em Maceió não é novidade e, em boa medida, esperado.

Mesmo assim o prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (PL), conhecido como JHC, o contratou e não fez qualquer comentário sobre a fala do cantor. 

Muitos entenderam o gesto de Nando Reis como uma afronta ao prefeito bolsonarista da capital alagoana, mesmo que sem querer ou de forma indireta. Houve até quem comemorasse a exposição do posicionamento político do artista.

Quem se meteu a posar de indignado com a fala do ex-Titãs foi o vereador Leonardo Dias (PL). Bolsonarista desses que parecem um meme andante, ele chegou a oficiar a Prefeitura de Maceió para que suspenda o pagamento do cachê de Nando Reis.

Nem a Prefeitura nem JHC se manifestaram, até o momento em que escrevo esse texto, sobre o ocorrido. Tampouco sobre o pedido do vereador.

E, sinceramente, o vereador sabe que seu pedido não será materializado. Mas ele ja ganhou politicamente com isso, assim como JHC.

Franco favorito para a eleição de 2024, JHC não só tem votos de bolsonaristas, apesar de ser um. A diferença é que ele tem roupagem mais light, digamos assim, e, consequentemente, eleitorado mais amplo.

Além do que, e até por seu perfil, a polarização nacional pouco ou nada vai interferir no pleito para prefeito de Maceió em outubro deste ano.

E o fato de não se incomodar com a manifestação de Nando Reis, dá a JHC ares de democrático, diminuindo uma barreira para receber votos de "lulistas" maceioenses. Eleições municipais, na maioria das cidades, se pautam quase exclusivamente pelas questões locais.

Já no caso do vereador, ele aparece mais para sua cesta de votos: os bolsonaristas raiz, aqueles mais mimeticos. E isso vai ajudá-lo nas eleições, uma vez que outro reivindicadores desse espectro político também tentarão uma vaga na Câmara Municipal de Maceió.

Em resumo: a super exposição dessa história, incluaive já na mídia nacional, só favorece à extrema-direita. Seja a trabalhada no Palmolive, seja a de memes andantes.


4 comentários:

João Carlos Barros disse...

Gostei da análise

Maria disse...

Só uma correção Cadu, você escreveu que bolsonaro venceu as eleições nos dois turnos em 2022, quando na verdade ele perdeu nos dois turnos. Acho que foi só uma troca do corretor automático.. No mais, concordo plenamente, infelizmente algumas falas no lugar e momento errados só dão corda pra extrema direita.

Cadu Amaral disse...

Oi, Maria. Bolsonaro venceu nos 2 turnos em Maceió. Especifiquei no texto. Obrigado

Maria disse...

Ajh, desculpe. Não havia entendido 👍