quinta-feira, 15 de fevereiro de 2024

Colocação da Beija-flor no Carnaval carioca e a rasa oposição em Maceió

JHC ignora problemas e torrou milhões com a Bejia-flor (Fotos: Reprodução e Secom)

A Beija-flor ficou em oitavo lugar nos desfiles de escola de samba do Rio de Janeiro. O resultado ruim virou motivo de críticas ao prefeito de Maceió, João Henrique Caldas (PL), conhecido como JHC, por causa do milionário patrocínio dado pelo Município à Beija-flor  para que esta falasse sobre a capital alagoana.

“Olha lá, R$ 8 milhões, oitavo lugar”; “Dinheiro jogado fora com a Beija-flor em oitavo lugar”. Em resumo, esses foram aos argumentos mais usados após o resultado daquela competição no Rio de Janeiro.

Mas esse argumento é raso, superficial, algo típico em tempos de redes sociais.


Tivesse a Beija-flor vencido o concurso, o aporte milionário para JHC usar em sua campanha à reeleição teria valido a pena?

Tivesse a Beija-flor vencido o concurso, a falta de creches, de atendimento básico em saúde, saneamento ou incentivo à cultura local seriam deixados de lado?

Tanto faz o resultado que a Beija-flor obteve no concurso de escolas de samba do Rio de Janeiro. E pior, o argumento bastante usado é tão raso que é relativamente fácil a turma do instagramável rebater. “Olha lá, estão vendo, são contra a divulgação de Maceió”; “Vejam, não querem que Maceió seja vista para mundo”, ou coisa que o valha.

E, de fato, para quem não acompanha o debate sobre como o prefeito de Maceió usa os recursos públicos – e não achem que a maioria da população o faz. Aliás, é o contrário –, pode pensar que se trata de simples mal agouro de opositores.

Em tempo de superficialidade extrema das redes sociais, onde a lacração e frases de efeito geram engajamento e emojis de palminhas, tratar do que importa é navegar contra a maré.

Maceió vive um drama que não terá fim tão cedo devido à exploração criminosa da Braskem em poços de sal-gema em área urbana. São 35 no total. 

Maceió, através de JHC, vendeu cerca de 20% de sua área urbana à Braskem por míseros R$ 1,7 bilhão, enquanto dezenas de milhares de famílias viram suas vidas, suas histórias – literalmente – descer por um buraco.

Maceió não oferta às mães mais pobres, creches para que possam deixar seus filhos em segurança e saírem para garantir o pão à mesa. O prefeito recusou 20 creches do CRIA, programa do Governo do Estado, dedicado à primeira infância.

Maceió não paga aos artistas locais. Os forrozeiros estão há quase um ano sem receber a ninharia que o Município lhes ofertou.

No megalomaníaco festival de Verão na cidade, nenhum artista local pôde se mostrar para sua gente.

É isso que importa. Não a colocação da Beija-flor, que está no Rio de Janeiro com seu status de escola global ou o “Flamengo do samba”.

Com uma oposição assim, não fica difícil explicar por que JHC, muito provavelmente, vai sambar vitorioso em outubro deste ano.


ASSISTA TAMBÉM:

Um comentário:

  1. Boa reflexão. Realmente tanto faz a colocação da beija flor

    ResponderExcluir

Coloque sua idéia, ponto de vista ou posicionamento. Afinal, toda discussão para contruir ideias é válida. Também pode discordar da opinião expressa no texto, mas sem ofender de qualquer forma que seja.

Caso algum comentário não se enquadre, será deletado. Também peço que assine.

Por isso, os comentários são moderados.

Forte abraço!

Cadu Amaral