A Quaest divulgou sua segunda pesquisa de intenção de votos em Maceió no último dia 20 de setembro. Em termos de intenção de voto, pouca mudança. Mas em relação ao perfil ideológico do eleitorado maceioense, o instituto mudou as perguntas e trouxe, evidentemente, respostas diferentes. Mas, em meu ver, não tanto quanto parece e reafirmando o desperdício de potencial eleitoral praticado pela esquerda maceioense, como afirmei no artigo anterior.
A Quaest mudou o questionário sobre “ideologia” entre as pesquisas de agosto e setembro. Na primeira, fez somente uma pergunta objetiva. Já no segundo levantamento, fez duas perguntas, sendo a segunda de se posicionar numa escala.
Quaest de agosto
PERGUNTA:
VOU LHE APRESENTAR UMA ESCALA DE POSIÇÕES POLÍTICAS E GOSTARIA QUE ME DISSESSE EM QUAL GRUPO VOCÊ SE ENCAIXA POLITICAMENTE. VOCÊ DIRIA QUE…
1. SE CONSIDERA LULISTA/PETISTA
2. NÃO SE CONSIDERA LULISTA/PETISTA, MAS GOSTA MAIS DAS IDEIAS DA ESQUERDA
3. NÃO TEM UM POSICIONAMENTO
4. NÃO SE CONSIDERA BOLSONARISTA, MAS GOSTA MAIS DAS IDEIAS DA DIREITA
5. SE CONSIDERA BOLSONARISTA
88. NÃO SABE RESPONDER
99. NÃO QUIS RESPONDER
RESPOSTAS EM AGOSTO
13% - esquerda/petista
22% - esquerda não petista
29% - sem posicionamento
20% - direita não bolsonarista
11% - bolsonarista
5% - não sabe/não responderam
Quaest de setembro
PERGUNTA 1: (Marcar numa escala)
PENSANDO EM VALORES MORAIS, AS PESSOAS PODEM SER MAIS MODERNAS/PROGRESSISTAS OU MAIS TRADICIONAIS/CONSERVADORAS.
CONSIDERANDO ESTA CARTELA NA QUAL QUANTO MAIS PARA O LADO ESQUERDO, MAIS SIGNIFICA QUE VOCÊ SE CONSIDERA "MODERNO/PROGRESSISTA" E QUANTO MAIS PARA O LADO DIREITO, MAIS SIGNIFICA QUE VOCÊ SE CONSIDERA "TRADICIONAL/CONSERVADOR", ONDE VOCÊ SE POSICIONARIA NESTA ESCALA?
ESCALA HORIZONTAL SEM NÚMEROS COM 11 PONTOS. NA EXTREMIDADE DIREITA, FRASE: "TOTALMENTE TRADICIONAL/CONSERVADOR". E NA EXTREMIDADE ESQUERDA "TOTALMENTE MODERNO/PROGRESSISTA"
77. NÃO ME IDENTIFICO COM NENHUMA IDEOLOGIA
88. NÃO SABE RESPONDER
99. NÃO QUIS RESPONDER
RESPOSTAS À PERGUNTA 1
22% - moderno/progressista
9% - moderado
55% - tradicional/conservador
14% - não sabe/não respondeu
PERGUNTA 2: (Marcar numa escala)
PENSANDO EM COMO AS PESSOAS SE POSICIONAM POLITICAMENTE E CONSIDERANDO ESTA CARTELA NA QUAL QUANTO MAIS PARA O LADO ESQUERDO, MAIS SIGNIFICA QUE VOCÊ SE CONSIDERA "TOTALMENTE DE ESQUERDA", QUANTO MAIS PARA O LADO DIREITO, MAIS SIGNIFICA QUE VOCÊ SE CONSIDERA "TOTALMENTE DE DIREITA", E O PONTO CENTRAL SIGNIFICA QUE VOCÊ SE CONSIDERA UM ELEITOR "DE CENTRO", ONDE VOCÊ SE POSICIONARIA NESTA ESCALA?
ESCALA HORIZONTAL SEM NÚMEROS COM 11 PONTOS. NA EXTREMIDADE
DIREITA, FRASE: "TOTALMENTE DE DIREITA" E NA EXTREMIDADE ESQUERDA
"TOTALMENTE DE ESQUERDA"
77. NÃO ME IDENTIFICO COM NENHUMA IDEOLOGIA
88. NÃO SABE RESPONDER
99. NÃO QUIS RESPONDER
RESPOSTAS À PERGUNTA 2
13% - esquerda
27% - centro
43% - direita
Diferentes perguntas, diferentes respostas. Quando a Quaest reduz as opções entre esquerda, direita e centro, mais pessoas não souberam ou não responderam à pergunta, saltando de 4% para 17%.
Quando a Quaest faz a pergunta em termos de valores morais, o resultado é mais aproximado ao questionário do mês de agosto.
Em setembro, a Quaest também tirou as referências “petista” e “bolsonarista” da pesquisa. Talvez porque nem Lula, nem Bolsonaro estejam aparecendo na campanha em Maceió.
Outra questão a ser levado em conta, mas que a Quaest não abordou, talvez porque para isso seria necessária uma pesquisa qualitativa, não sei ao certo, é sobre o entendimento das pessoas sobre o que é ser de esquerda, de direita ou de centro.
Pode haver muita gente que respondeu de direita tendo por base a relação desse campo com movimentos identitários, mas na pauta socioeconômica se situar à esquerda. O oposto também é verdadeiro.
O percentual do eleitorado à esquerda em Maceió, que possui 632.812 eleitores de acordo com o Tribunal Superior Eleitoral, segundo a Quaest de setembro, varia de 82.265 eleitores que se afirmaram como sendo “esquerda”; a 139.218 eleitores que se afirmaram como “moderno/progressista”.
No artigo anterior, com base na Quaest de agosto, pontuei haver em Maceió 170.859 eleitores que se situavam à esquerda. O número é a soma de quem se disse “esquerda/petista” com “esquerda não petista”. A quantidade de eleitores que responderam “moderno/progressista” na pesquisa se setembro – 139.218 eleitores – se aproxima desse número.
Detalhe que sobre esse tópico, a imprensa local divulgou somente a segunda pesquisa, e pela metade. Ao menos, não vi nada sobre o perfil ideológico quando da divulgação da Quaest de agosto na mídia alagoana comercial.
A imprensa local sempre teve dificuldade em publicar dados, especialmente a escrita. Por isso, sempre que pudermos, olharmos os relatórios completos das pesquisas eleitorais.
Então, aos que nos grupos de Whatsapp por aí se aperrearam com os dados apresentados na imprensa, que usou por base somente uma das perguntas, respire e se acalme. E, assim como da divulgação dos dados de agosto, a esquerda em Maceió segue desperdiçando seu potencial eleitoral na capital alagoana.
____________________________________________________________________
Abaixo, os arquivos das duas pesquisas, tanto a de agosto quanto a de setembro. Na de agosto, o perfil ideológico está na página 44; na de setembro, a partir da 48.
Também seguem o link para a página da Justiça Eleitoral onde as pesquisas eleitorais são registradas. É só ir marcando os filtros até aparecer na tela as de Maceió. Depois, clique na lupa do lado direito e role a tela até o botão onde se pode acessar o questionário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário
Coloque sua idéia, ponto de vista ou posicionamento. Afinal, toda discussão para contruir ideias é válida. Também pode discordar da opinião expressa no texto, mas sem ofender de qualquer forma que seja.
Caso algum comentário não se enquadre, será deletado. Também peço que assine.
Por isso, os comentários são moderados.
Forte abraço!
Cadu Amaral