terça-feira, 11 de março de 2014

Não vai ter Disneylândia



A Crimeia é uma república autônoma da Ucrânia situada no Mar Negro E ela deve mesmo se tornar região russa. Seu parlamento aprovou por 78 votos, de 100 possíveis, a independência da Ucrânia. Mesmo o referendo popular sendo no Próximo domingo 16. E ainda por cima decidiram adotar o rublo – moeda da Rússia – como sua.

A Ucrânia vem passando nos últimos dias por diversos conflitos internos. Um golpe de Estado foi dado naquele país. E, não por mera coincidência, as manifestações “pró-democracia” estavam repletos de mascarados. Seu comando é assumidamente fascista. Assim como o apoio dos Estados Unidos ao golpe também foi assumido explicitamente.

O interesse dos EUA em fomentar golpes de Estado ao redor do planeta não é novidade: poder geopolítico e recursos naturais para lhe garantir mais poder econômico que vai lhe garantir mais poder geopolítico e mais recurso naturais.

No caso da Ucrânia, é por lá que passa o gás que a Rússia fornece à Europa. Não precisa ser gênio para entender que isso atinge diretamente os bolsos do país dos czares.

Logo após ficar claro o caráter golpista e fascista das manifestações, a Rússia entrou no jogo e pôs freio aos EUA. Em algum momento pareceu está sendo derrota, mas no fim, logrou o êxito esperado. Alguém disse na internet: os EUA jogam com força bruta, a Rússia xadrez.

E nem de longe se trata de fazer defesas acríticas a Vladimir Putin ou a seu governo. Nada disso. Mas sim de festejar que ainda existem focos de contraponto ao imperialismo ianque.

Precisamos estar atentos aos acontecimentos na Venezuela, maior reserva de petróleo do mundo. E nem é preciso maiores explicações sobre os interesses dos Estados Unidos no país vizinho.

Voltando à Ucrânia, clique aqui e assista a um vídeo em que cidadãos da Crimeia dizem por que não aceitam mais ser parte desse país. Entre outras coisas, reconhecem o golpe de Estado que aconteceu e a ascensão dos fascistas e temem pela perda de sua cultura.

Até os sites oficiais da Crimeia já adotaram o russo como idioma oficial, único. Antes da decisão de seu parlamento, eles estavam em ucraniano e russo.

Pelo jeito, não vai ter Disneylândia na Crimeia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque sua idéia, ponto de vista ou posicionamento. Afinal, toda discussão para contruir ideias é válida. Também pode discordar da opinião expressa no texto, mas sem ofender de qualquer forma que seja.

Caso algum comentário não se enquadre, será deletado. Também peço que assine.

Por isso, os comentários são moderados.

Forte abraço!

Cadu Amaral