quarta-feira, 13 de março de 2024

Cem novos IF’s e a “anti reunização” de volta em setores da esquerda

Lula durante anúncio dos 100 nos IF's e durante anúncio do REUNI (Fotos: Reprodução)


O presidente Lula anunciou a construção de 100 novos institutos federais no país. Em Alagoas, serão mais três nas cidades de Mata Grande, no Sertão; Girau do Ponciano, no Agreste; e em Maceió, capital do estado e que conta com cerca de 1/3 da população alagoana, que passará a contar com quatro unidades. 

Mas o que deveria ser comemorado, por essa iniciativa amplia o acesso ao ensino de qualidade – e público! –, para alguns do campo da esquerda foi tratado com algo quase (ou não) ruim.

“Ah, mas isso sem aquilo não presta”; “ah, mas e aquilo outro lá?”; “ah, mas aquele outro ponto que não foi abordado?”. Todas as falsas ponderações feitas, apesar de valerem o debate, não eliminam a importância desse anúncio: 100 novos institutos federais de ensino em todo o Brasil.

Como isso pode ser ruim e não ser celebrado?


Além do acesso ao ensino, teremos acesso a empregos, tanto de professores quanto de técnicos-administrativos. Teremos incremento na economia com as obras e também com a compra dos produtos que precisam ser adquiridos para o funcionamento destas unidade de ensino.

Além do fato que a instalação de um instituto federal de ensino, especialmente nas cidades pequenas, muda o perfil social daquela comunidade, pois cria um setor com melhor formação e que tende a promover o desenvolvimento local em médio e longo prazos.

Um dos reclames que mais tem viralizado é sobre criar as IF’s e não revogar o Novo Ensino Médio (NEM). Uma coisa não tem relação direta com a outra. Esse pensamento parte da premissa que só se pode criar vagas de ensino quando o modelo for o perfeito (para quem?). Debates de caráter mais  voltados à concepção das ações públicas levam tempo, têm reveses por causa dos defensores de teses opostas. 

É a mesma linha de raciocínio dos contrários ao Bolsa Família. “Em vez de dar o peixe, ensine a pescar”. No caso, “em vez de criar mais vagas, melhore o modelo”. Ou seja, quem está fora – sem comer ou sem estudar – que espere a elite pensante definir o que é melhor.

A “anti reunização” usada no título desse texto vem dos embates dentro das universidades por causa do programa REUNI, lançado nos primeiros governos Lula, que garantiu a expansão do ensino superior no Brasil “como nunca antes na História desse país”, como gostava de falar o presidente da República.

Não foram poucos os setores da esquerda no movimento estudantil, docente e de técnicos-administrativos a repetir a besteira de que não se poderia expandir as universidades enquanto todos os problemas nelas existentes não estivessem sanados.

Em resumo, quem está sem vaga no ensino superior que espere a perfeição acadêmica para ter o tão sonhado diploma de curso superior.

Essa lembrança me veio à mente após uma companheira dos tempos de movimento estudantil na Universidade Federal de Alagoas (Ufal) fazer a associação entre o anúncio das 100 IF’s e o REUNI. Os embates daqueles anos – entre 2006 e 2008, 2009 – surgiram na lembrança imediatamente.

Só para se ter uma ideia, para se aprovar a criação do campus Delmiro Gouveia da Ufal foi preciso que quase uma centena de estudantes secundaristas da cidade sertaneja viessem a Maceió para garantir – isso mesmo, garantir – a reunião do Conselho Superior da Universidade que aprovou a instalação de uma Ufal lá. (Um dos registros daquele momento abaixo)

Os “radicais revolucionários” eram contra a expansão da Ufal para as cidades mais pobres. Filhos da classe média, repetiam a besteira de que antes tem de deixar tudo em perfeição para expandir. Ou seja, os jovens sertanejos e aquelas localidades – que hoje se beneficiam aos montes das ações da Universidade – que esperassem a perder de vista.

A expansão do acesso ao ensino público deve ser feito constantemente e seus problemas serem resolvidos em paralelo. É como trocar o pneu de um carro com ele em movimento. Até porque esse “carro” não pode parar, pois se trata de um veículo que vai levar muita gente e localidades rumo a um futuro de desenvolvimento, seja econômico e/ou social.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Coloque sua idéia, ponto de vista ou posicionamento. Afinal, toda discussão para contruir ideias é válida. Também pode discordar da opinião expressa no texto, mas sem ofender de qualquer forma que seja.

Caso algum comentário não se enquadre, será deletado. Também peço que assine.

Por isso, os comentários são moderados.

Forte abraço!

Cadu Amaral