segunda-feira, 13 de novembro de 2023

Moro “mão fina”?: bens apreendidos da 13ª Vara Federal de Curitiba sumiram

Sumiram bens apreendidos por Moro na 13ª Vara Federal de Curitiba


Que o ex-juiz, ex-ministro de Bolsonaro e, ainda, senador pelo Paraná Sergio Moro nunca foi muito dado a cumprir leis, até as pedras em Saturno já sabem. E não é a toa que o Conselho Nacional de Justiça (CNJ) realiza uma correição na 13ª Vera Federal de Curitiba, comanda pelo “marreco de Maringá” por muitos anos. Foi lá, inclusive, que ele ajudou a lascar o país com a Lava Jato.

Ocorre que o CNJ não encontrou nenhum inventário sobre onde foram guardados os itens apreendidos pela 13ª Vara quando Moro a comandava. Entre os itens estão obras de arte. Também não foi possível identificar diversos bens e recursos. Inclusive, os confiscados no exterior.


Também não é a toa que Moro vive fugindo do oficial de Justiça. Ao menos até o final de setembro deste ano.

Ainda na série do “não é a toa”, o Tribunal de Contas da União (TCU) identificou a movimentação de mais de R$ 20 bilhões, durante a Lava Jato, sem a devida transparência. E como não citar o esquema de porta giratória de Moro. Ao deixar o Ministério da Justiça de Bolsonaro, ele foi atuar na empresa de consultoria estadunidense Alvarez & Marsal, contratada para a recuperação judicial da Odebrecht, quebrada por Moro através da Lava Jato.

Ou seja, Moro quebra a empresa e vai trabalhar com a consultoria contratada para recuperar a empresa que ele mesmo quebrou. Segundo o que se veiculou, Moro recebeu cerca de R$ 45,2 milhões.

Para o CNJ, Moro deixou a 13ª Vara Federal de Curitiba um “caos”.

De acordo com o site Conjur, “o resultado parcial da correição extraordinária, divulgado em agosto deste ano, já demonstravam a bagunça da 13ª Vara. A conclusão é de que houve uma ‘gestão caótica’ no controle de valores oriundos de acordos de colaboração e de leniência firmados com o Ministério Público e homologados por Moro”.

O que o CNJ está verificando é a lambança de quem se achou acima de tudo e todos, resultado da inflada de ego gerada pela superexposição midiática. Daí, dar aquela afinada na mão não seria problema. Afinal, “sou um super-herói”, pode ter pensado o marreco de Maringá.

O grau do sumiço das coisas na 13ª Vara Federal de Curitiba só saberemos daqui algum tempo. Mas o que já se sabe é que quando mais põe lupa sobre a vida de Sergio Moro e seus próximos, mais sujeira se vê.


LEIA AQUI O TEXTO DO CONJUR

LEIA AQUI MORO FUGINDO DE OFICIAL DE JUSTIÇA

LEIA AQUI O TCU QUESTIONADO A TRANSPARÊNCIA DA LAVA JATO

LEIA AQUI MORO NA ALVAREZ & MARSAL 

Nenhum comentário: