Imagem de IA |
O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Luiz Fux, precisa escolher melhor que ele tem como amigos, já que parte dos atuais aparentam ter a mania de falar mais do que a quantidade de orifícios da cabeça.
Após suas 13 horas de contorcionismo jurídico e político para absolver Jair Bolsonaro e outros cinco réus do núcleo 1 da trama golpista, nesta quarta-feira, 10 de setembro, amigos do ministro “neogarantista” tiveram suas falas divulgadas que põem em xeque o longo voto que ele deu.
Primeiro, foi um vídeo do lutador de jiu-jitsu Renzo Gracie no qual ele afirma que Fux falou em “dar um soco” em Alexandre de Moraes, isso depois de afirmar que ele mesmo, Renzo Gracie, teria participado de uma articulação de fuga para país estrangeiro do agora capitão do Exército condenado a 27 anos e três meses de cadeia por tentar dar um golpe de Estado no Brasil.
Ora, por que um ministro do STF mantêm contato com alguém que afirma ter articulado a fuga de um réu ao qual ele julga? E pelo narrado por Renzo Gracie, a relação com Fux é bem próxima. “É com um tio meu”.
Não seria oportuno, ao menos assim que o julgamento de todos os núcleos da trama golpista acabar, que se investigue até onde Fux sabia dessa articulação de fuga? Evidente, levando em conta que a história contada pelo Gracie seja verdade. Muita gente adora contar histórias em que se colocam como super-heróis.
Mas ao que parece, Fux tem mais amigos falastrões do que o “sobrinho” valentão. Em entrevista à CNN Brasil, Valdemar da Costa Neto presidente nacional do PL, afirmou que “amigos” ligaram para ele para que Fux seja candidato ao Senado pelo Rio de Janeiro. Qual a chance de serem amigos em comum, entre o dirigente do PL e o ministro do STF?
Após deixar o STF, Fux tem todo o direito de se candidatar ao que bem entender, mas uma fala dessa vir logo após um voto que, além de extremamente longo, causar um grito de 180º em sua postura como magistrado e eivado comparações factuais e de tipos penais esdrúxulas, não parece de bom tom uma figura que neste momento histórico está no centro da política nacional aventar com uma candidatura.
Se os apoiadores de golpistas querem anular o julgamento, com essa declaração de Valdemar da Costa Neto, é mais fácil o voto de Fux ser anulado.
Em tempos de redes sociais, onde quase todos querem ser celebridades e mostrar trânsito em círculos aos quais não pertencem, ter amigos que saibam o peso de seu trabalho ou função é uma ajuda e tanto.
Luiz Fux, aparentemente, não tem amigos que entendam a proporção de orifícios que temos na cabeça. Então, deixe-me explicar: temos dois olhos, dois ouvidos e uma boca. Devemos, portanto, ver mais, ouvir mais e falar menos.
Está na hora de o ministro do STF se preocupar menos com a cabeleira e mais com os amigos que gostam de falar mais do que devem, até porque a preocupação com a coerência jurídica, ele já atirou pela janela.
VÍDEO DE RENZO GRACIE
Nenhum comentário:
Postar um comentário