domingo, 24 de agosto de 2025

"Tia Marluce" no STJ: JHC cumprirá acordo que o deixa de fora das eleições em 2026?


Marluce Caldas finalmente foi nomeada para o Superior Tribunal de Justiça (STJ), em 21 de agosto, e isso era determinante para que o prefeito de Maceió João Henrique Caldas, JHC, e presidente do PL em Alagoas fizesse movimentações políticas para redesenhar o cenário eleitoral alagoano para 2026. Segundo revelado por Ricardo Mota, em seu blogue no portal Cada Minuto, o acordo prevê troca de partido, apoio para o Senado e Governo do Estado. Ou seja, JHC fica fora das urnas daqui a dois anos.

Conforme o relatado, o trato é que com a ida de Marluce Caldas ao STJ, JHC troca de partido, saindo do PL e migrando para uma legenda da base de apoio a Lula (PT); apoia Renan Calheiros (MDB) e Arthur Lira (PP) para o Senado; e Renan Filho (MDB) para governo, restando ao chefe do Executivo maceioense concluir seu mandato, ficando dois anos – entre 2028 e 2030 – sem cargo eletivo.

O acordo parece ruim sob a ótica do prefeito. E é!

Primeiro que JHC não é uma figura de partido. Então, ficar sem mandato pode ter um impacto político gigantesco para ele e qualquer paralelo com Ronaldo Lessa – hoje no PDT – quando ficou sem mandato por dois anos após deixar a prefeitura de Maceió na década de 1990 é equivocada. Ronaldo Lessa sempre teve outro tipo de relação com partido político e à época não havia reeleição.

Segundo que esse acordo, além de pôr JHC na gaveta, o faz romper outro trato, feito anteriormente, com Rodrigo Cunha (Podemos). Rodrigo era senador e abriu mão do mandato para ser vice-prefeito de Maceió, deixando sua então suplente, Eudócia Caldas (PL), mãe de JHC, assumir a titularidade do mandato por dois anos. JHC disputando as eleições de 2026, Rodrigo se tornaria prefeito de Maceió. Pelo novo trato, nem o mel nem a cabaça. Nem Rodrigo assume a prefeitura de Maceió, nem Eudócia tenta a reeleição ao Senado, nem JHC se assanha para o governo ou mesmo o Senado.

Terceiro fator nesse jogo é que tanto o governador Paulo Dantas quanto o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Marcelo Victor, não querem JHC nesse ônibus com posição de destaque. No popular, se o prefeito vier, que venha para sentar lá no fundo, no corredor e ao lado da entrada do banheiro.

Ouso chutar que JHC só vai cumprir parte do acordo. Deve trocar de partido, saindo do PL e migrando para outro qualquer do centrão, figurando na base formal do governo Lula. Se por acaso não trocar, porque as legendas que ele pretendeu não estão com essa facilidade toda em recebê-lo. O PSB, do qual ele saiu entre o primeiro e o segundo turno de 2022, está sob o comando – indireto – do governador Paulo Dantas, cuja filha, Paula, preside a legenda no estado e recentemente foi alçada à direção nacional. O PSD já está em Alagoas sobre o comando de Paulo Dantas e Marcelo Victor.

Recentemente, o pai de JHC, o ex-deputado federal João Caldas, assumiu o comando nacional do Democracia Cristã (DC). É uma alternativa, apesar de ser uma sigla irrelevante no cenário nacional.

Portanto, JHC pode até acabar ficando no PL, mas se fingindo de morto no pleito de 2026. Ou melhor, fingindo apoiar Lula daqui a um ano, tal qual fez com Bolsonaro em 2022.

Em relação aos apoios locais, isso vai depender de qual cargo JHC vai disputar, caso não cumpra essa parte do acordo. Se ele for para o Senado, apoia ou Renan ou Lira, e pode até apoiar Renan Filho para o governo. Se for para o governo, pode até apoiar Renan e Lira para o Senado.

Por apoiar, para ficar bem explicado aqui, não entende ir às ruas, televisão, rádios e redes, declarando voto e enaltecendo qualidade dos candidatos. JHC não fará isso, não fez em 2018 e 2022 – para ficar somente nas duas últimas eleições gerais – e não fará em 2026. No máximo, e olhe lá, um registro aqui outro acolá, um pedaço de máquina do Município “moendo” por algum nome e breu.

Para garantir a tia no STJ, o prefeito JHC topou um acordo que para ele é ruim. Péssimo. Por isso, não acredito que o cumprirá. Só acredito vendo e vendo não acredito.


LEIA MAIS


Acordo Calheiros, Lira e JHC para 2026 tem tudo para não ver a luz do dia


Quem vale mais: JHC ou a dupla Marcelo Victor/Paulo Dantas?


O vai e vem entre JHC, Lira e Renan


Nenhum comentário: