terça-feira, 7 de março de 2023

Por que não creio que Lula indicará – agora – Zanin para o STF

Cristiano Zanin e Lula (Foto: Ricardo Stuckert)

Desde que Lula (PT) venceu as eleições presidenciais de 2022, uma das grandes expectativas em relação ao terceiro mandato do petista são as indicações que ele fará, entre elas as para o Supremo Tribunal Federal (STF). E um dos primeiros nomes a serem veiculados na imprensa é o do advogado Cristiano Zanin, que defendeu Lula nas ações – ilegais – da Lava Jato.

Zanin tem capacidade técnica para ocupar o cargo de ministro do STF, o que foi reconhecido, inclusive, pela ministra Cármen Lúcia. “A circunstância de ter passado pelo Executivo ou a ligação com o próprio presidente não macula de alguma forma o indicado. Acho que a discussão tem que ser: a Constituição está sendo cumprida? A Constituição diz que o ministro deve ter notório saber jurídico e reputação ilibada. E este advogado tem e já demonstrou”, afirmou a ministra à imprensa ao ser questionada sobre a ligação entre Zanin e Lula.


Contudo, não creio que Lula indicará o advogado. Ao menos não agora, na primeira vaga. O presidente terá duas cadeiras no STF para indicar em seu terceiro mandato. A primeira já em nos próximos meses, já que Ricardo Lewandowski completa 75 anos de idade em maio. A segunda vaga é de Rosa Weber, em outubro deste ano.

O fato de Zanin ter tido seu nome exposto com antecedência e em virtude de ter sido o advogado que comandou a defesa de Lula contra a Lava Jato, gera fritura no nome do advogado e até mesmo põe em cheque os critérios adotados pelo presidente, que tem prerrogativa de indicar quem bem entender, desde que o escolhido tenha notório saber jurídico.

E notório saber jurídico, Zanin, comprovadamente, possui.

Alguns veículos já tentaram colar a pecha de que se Lula escolher Zanin, o petista repetirá Bolsonaro em suas escolhas: André Mendonça e Nunes Marques.

Alguns insistem na tese de que Zanin será o nome para ocupar o lugar de Ricardo Lewandowski porque Lula não nega a possibilidade de indicá-lo. Ora, qualquer nome questionado a Lula terá a mesma resposta. “Não descarto”; “pode ser”...

É a resposta óbvia de quem não quer antecipar nada. E no caso concreto, se Lula nega que indicará Zanin, as manchete serão “Lula ingrato”.

Entendam, não estou afirmando que Lula não indicará Zanin. Pode até fazê-lo já em maio, só não creio nisso agora.

Zanin não tem falado sobre o assunto, o que também é óbvio. Mas será que ele deseja ir para o STF?

Zanin é jovem e tem uma carreira brilhante como advogado pela frente. Ir para o STF é abrir mão disso, inclusive das conquistas financeiras que poderia conseguir na advocacia.

Existem outras nuances sobre a indicação – ou não – de Zanin ao STF, mas paro por aqui. 

Contudo, se Lula indicar mesmo Cristiano Zanin, será, sem sombra de dúvidas, uma excelente escolha. Aguardemos.


Nenhum comentário: